sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Palestra do Ten. Franco na Empresa São Cristóvão

Hoje (28), o Ten. Franco ministrou uma palestra que abrangeu todas as áreas do meio ambiente com muita descontração.

O Ten. Franco mostrou a importância que cada um deve ter com o meio ambiente fazendo a sua parte, com isso estará melhorando todo o ambiente em sua volta, seja em casa, no trabalho, na sociedade.

O CIMA esteve lá prestigiando na presença da Sra. Presidente e secretária.

No final, a Sra. Presidente ganhou um lindo quadro que estava em exposição na Empresa e que ficará na sala do CIMA.

Parabéns Ten. Franco pela brilhante palestra!

Texto: Assessoria de Comunicação do CIMA

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Desmate ilegal em Varjão de Minas

Um produtor rural de Varjão de Minas foi pego em flagrante pela Polícia Militar de Meio Ambiente, fazendo um desmate ilegal.
O local foi interditado e o responsável pelo desmate foi multado em R$2.500,00.

Devemos lembrar que para desmatar é necessário ter uma autorização do IEF. Sem essa autorização, o desmatamento é crime.

Parabéns à Polícia Militar Ambiental que vem realizando um ótimo trabalho em Patos de Minas e região.

Texto: Assessoria de Comunicação do CIMA

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

CIMA participa do Seminário Regional do Direito Penal Militar

O Seminário Regional do Direito Penal Militar foi realizado nos dias 13 e 14 deste mês, no salão nobre da 10ª Região da PM e reuniu autoridades da corporação, estudantes de Direito, magistrados e lideranças de Patos de Minas. Dentre os participantes, esteve o presidente do Superior Tribunal Militar, Ten. Brigadeiro do Ar, Flávio de Oliveira Lencastre; o juiz do Tribunal de Justiça Militar de Minas, Fernando Antônio Galvão; e também, o presidente do Supremo Tribunal Militar da República de Angola, General Antônio dos Santos Neto.

O presidente do Supremo Tribunal Militar da República de Angola, General Antônio dos Santos Patônio Neto, comentou que veio conhecer as novas leis, o Direito Penal Militar e os elementos do Ministério Público e do Tribunal.

O CIMA participou do evento através da Sra. Presidente, Srta. Secretária e Srta. Raquel Valinhas, apresentando suas ações em prol do Meio Ambiente e ainda contou com a presença das cobras jibóia e dormideira para mostrar que a fauna só é perigosa quando sofre uma ameaça de perigo.

Texto: Assessoria de Comunicação do CIMA

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Happy Hour Informação Estratégica com a participação da Gerência de Meio Ambiente da Federação das Indústrias de Minas Gerais

Programação:

18h: Abertura - Sr. João Batista Nunes Nogueira (Presidente FIEMG Regional)

18:10: Palestra: Produção Mais Limpa - Sra. Cristiane Rocio Arcanjo (Ass. Tecnologia de Gerência de Meio Ambiente FIEMG)

18:40: Palestra: Obrigações Ambientais Legais - Sra. Denise Bernardes Couto (Advogada de Meio Ambiente FIEMG)

19:20: Debates

19:40: Happy Hour


Data: 19/11/2008
Horário: 18:00h
Local: FIEMG Regional AP
R. Olegário Maciel, 12. Centro. Patos de Minas/MG


Para participação no evento confirme sua presença pelo telefone: (34) 3823-3999. Vagas Limitadas.

Ambientalistas apresentam proposta para revisão do Código Florestal

O Grupo de Trabalho Interministerial criado para discutir a revisão de alguns pontos do Código Florestal Brasileiro se reúne hoje (18) no Ministério da Agricultura com representantes da frente parlamentar ambientalista na segunda rodada de negociações. Na pauta, a apresentação pelos ambientalistas do elenco de propostas do setor para um "Pacto pelo Desmatamento Zero".

O documento foi elaborado pelas Organizações Não-Governamentais com atuação na Amazônia e aborda questões fundamentais como o Zoneamento Ecológico-Econômico, reservas legais, regularização fundiária e melhor uso das áreas já desmatadas.

Para ver a notícia na íntegra CLIQUE AQUI.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ministério Público, Poder Judiciário e CIMA participam do Seminário de Direito no UNIPAM

Ontem (06) o Exmo. Promotor de Justiça Dr. Manoel Luiz Ferreira de Andrade, o Exmo. Juíz de Direito Dr. Melchíades Fortes da Silva Filho e a Presidente do CIMA Sra. Lumena Teixeira de Araújo, ministraram palestras sobre leis ambientais e ações realizadas para a proteção do Meio Ambiente em Patos de Minas no Seminário de Direito do UNIPAM.
O evento foi coordenado pelo Ilmo. Rafael Godinho Nogueira, estagiário do Ministério Público e presidente do Diretório Acadêmico do UNIPAM.

Dr. Manoel deu início à sua apresentação falando sobre o papel da Promotoria do Meio Ambiente em Patos de Minas. Em seguida, explicou o desenvolvimento sustentável e a origem do Ministério Público. Citou quem são os responsáveis de cada responsabilidade específica por dano ao Meio Ambiente, como a responsabilidade administrativa que são os órgãos ambientais, a responsabilidade civil que é o Ministério Público e a responsabilidade penal que é da Polícia Militar e Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. Finalizou mostrando fotos de ações do Ministério Público em Patos de Minas, como do abatedouro clandestino, empresa poluidora de ar, esgoto no Rio Paranaíba, entre outras.

Dando continuidade, Dr. Melchíades falou sobre o meio ambiente, características do direito ambiental, espécies ou classes de Meio Ambiente (artificial, cultural e natural), Lei 9.605/98 que trata dos crimes ambientais e terminou falando sobre a responsabilidade civil ambiental.

Finalizando, Sra. Lumena convidou o Major Campos (Comandante da 10ª Cia PM Ind MAT) para ambos falarem sobre as ações do CIMA. A presidente comentou e mostrou fotos das atividades que o CIMA está realizando ao longo desses anos para auxiliar a Polícia Militar Ambiental na preservação da natureza. Apresentou ainda os parceiros do CIMA que são o Ministério Público, 10ª Cia PM Ind MAT, IEF e Ordem Demolay de Patos de Minas.
Major Campos ressaltou a importância do CIMA nesta campanha juntamente com a Polícia Militar para preservar o meio ambiente, onde trabalham como educadores ambientais de toda a cidade e região.

O CIMA parabeniza o Rafael pelo brilhante evento e também os Exmos. Dr. Manoel e Dr. Melchíades pelas palestras realizadas com êxito.

Texto: Assessoria de Comunicação do CIMA

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

CIMA participa do curso de Taxonomia de Cobras no UNIPAM

Ontem (06) a Srta. Secretária do CIMA Luiza Araújo, participou do Curso "INTRODUÇÃO A TAXONOMIA DE SERPENTES DO CERRADO" que aconteceu no UNIPAM. Também participaram do Curso alunos de Biologia e Cabo Ricardo como convidado do CIMA.

O Curso foi ministrado pela Srta. Raquel Valinhas graduanda do 6º período de Biologia, que sempre participa das reuniões do CIMA.

A Srta. Raquel começou a palestra informando a todos os presentes que cria cobras para um projeto de herptofauna, onde possui a autorização do IBAMA para ter essas cobras em casa.

Deu continuidade falando sobre a Taxonomia, que é a ciência que trata da classificação dos seres vivos e abordou as características mais fáceis para ser utilizadas na identificação de espécies de serpentes.

A palestra finalizou com uma aula prática para os alunos observarem as características nas próprias cobras, inclusive em suas cobras de estimação, a "Cris" uma dormideira e a "Jiji" uma jibóia, ambas não peçonhentas.

É importante lembrar que só ela pode possuir essas cobras, pois possui licença do IBAMA e conhece todas as informações necessárias para poder manipular tais animais.

Texto: Assessoria de Comunicação do CIMA

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

sábado, 1 de novembro de 2008

Curso: Taxonomia de Cobras

A Srta. Raquel Valinhas, que participa sempre das nossas reuniões, vai realizar nesta quarta-feira (05/11) um curso de taxonomia para ensinar a identificar algumas espécies de cobras. O curso será de 14:00h às 17:00h.

Quem quiser participar, favor entrar em contato pelo e-mail do CIMA.

O CIMA agradece a Srta. Raquel pelo convite.