quinta-feira, 26 de março de 2009

Produtores rurais de Minas Gerais deverão fazer novo cadastro

O secretário de Estado de Fazenda, Simão Cirineu, alertou nesta quarta-feira (25), em entrevista coletiva, que cerca de 1 milhão de produtores rurais mineiros deverão fazer, até o final de julho, a inscrição no novo Cadastro de Produtor Rural pessoa física. O procedimento é simples. Basta acessar o site www.fazenda.mg.gov.br e entrar no Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (Siare). Com essa medida, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) pretende modernizar e simplificar as obrigações fiscais e os serviços prestados aos produtores rurais mineiros, anunciou o secretário.
O novo sistema foi disponibilizado pela Fazenda no início de março na internet e cerca de quatro mil produtores rurais já se recadastraram. As novas inscrições também já são feitas por esse processo informatizado, via Siare. Uma infra-estrutura foi montada para atendimento a todos aqueles envolvidos com atividades rurais e as Administrações Fazendárias (AFs) e seus servidores também estão preparados para prestar esclarecimentos e fazer a inscrição dos produtores, antecipou o secretário.

Com a mudança para o novo cadastro eletrônico, ficará mais fácil apurar e pagar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), quando devido, e obter nota fiscal avulsa eletrônica para o transporte de qualquer produto. O objetivo é simplificar procedimentos e facilitar a vida do produtor rural junto à Secretaria de Fazenda, afirmou Simão Cirineu.

Pela escala, o produtor rural pessoa física com inscrição terminada em 1 fará sua inscrição no cadastro informatizado do Siare até o último dia útil do mês de abril. A escala prossegue da seguinte forma: até o último dia útil de maio para as inscrições terminadas em 2, 3 e 4; até o último dia útil de junho para as inscrições com finais em 5, 6 e 7; e até o último dia útil de julho para as inscrições terminadas em 8, 9 e 0.

O secretário avisa a que a inscrição atualmente existente no Cadastro de Produtor Rural (não informatizado) será substituída no dia seguinte às datas acima estabelecidas e que, com esse procedimento, o Cartão de Inscrição de Produtor perderá a validade na mesma data. Esse cartão, que era renovado anualmente, passa a ser atualizado pela simples utilização da nota fiscal avulsa eletrônica de produtor rural, por meio de um sistema moderno e simplificado, concluiu Simão Cirineu.

Fonte: Agencia Minas

domingo, 22 de março de 2009

Blitz Educativa - Dia Mundial da Água (22 de março)

Hoje (22) a Polícia Militar, CIMA, Ordem Demolay, IEF e Copasa, participaram da Blitz Educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água realizada na BR MGT-354, Km 171.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA).

Os Parceiros fizeram uma blitz, onde distribuíam panfletos contendo informações sobre a utilização sustentável dos recursos naturais, lixos ecológicos para colocar nos carros e conscientizavam as pessoas sobre a importância da preservação da água.

O CIMA aproveita para agradecer a presença da equipe Demolay (André Nakao, Alysson, Vitor, Leonardo, Gabriel e Tiago) que dão um grande apoio aos eventos que esta ONG participa, sempre com muito otimismo e grande espírito voluntário.

Parabeniza o Ten. Franco e sua equipe por toda organização e trabalho realizado.

Felicita ainda a Liliane (IEF) e equipe, e também a Copasa por apoiar e participar da Blitz.

São parceiros como vocês que ajudam o mundo a ser cada dia melhor.

Para ver as fotos clique em: Blitz - Dia Mundial da Água

quinta-feira, 19 de março de 2009

Posse do Major Veríssimo Comandante da PM em São Gotardo

Nesta última segunda-feira (16), a Sra. Lumena esteve presente na Posse do Comandante da PM em São Gotardo, Major Veríssimo.

Foi uma bela e emocionante cerimônia.

A Sra. Lumena parabeniza o Major Veríssimo pelo novo comando e deseja muita sorte nesta nova jornada, será um caminho repleto de alegrias e sucesso, pois sua conduta e personalidade admirável é notada por todos que estão ao seu redor.

Parabéns Major Veríssimo!

Para ver as fotos clique em: Fotos de São Gotardo

segunda-feira, 16 de março de 2009

Visita no Parque Inhotim

O curso de Direito do UNIPAM cedeu 5 vagas para os integrantes do CIMA e parceiros que queiram conhecer o Parque Ecológico de Inhotim. A visita será no dia 18 de abril (sábado), e o custo será de R$125,00.

Inhotim é um espaço para a criação, fruição e formação cultural, criado em um contexto único de integração entre arte e natureza.

Localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte (MG), Inhotim apresenta sete espaços dedicados a exposições e 350 mil m² de jardins paisagísticos em meio a uma área de mais de 4 milhões de m² de mata nativa preservada.

Meio Ambiente: Além da sua harmonia e porte expressivo, o jardim de Inhotim possui relevância como centro de pesquisa e educação ambiental. São 350 mil m² de jardins - parte deles criada com a colaboração do mestre paisagista Roberto Burle Marx (1909-1996) - com uma extensa coleção de 1.600 diferentes espécies ornamentais nativas e exóticas e 30 mil m² de lâmina d’água divididos em três lagos.

Inhotim é uma instituição comprometida com o Meio Ambiente. Na manutenção dos jardins é utilizado manejo baseado em produtos biológicos e toda água captada e utilizada nos sistemas de abastecimento, irrigação e piscicultura é devolvida à natureza livre de contaminação. Em uma área de 1200 Ha de Mata Atlântica no entorno do jardim, Inhotim desenvolve programas para a preservação e recuperação da cobertura vegetal. Inhotim mantém convênio técnico-científico com o Sítio Roberto Burle Marx-IPHAN/MinC, no Rio de Janeiro, e promove programas de educação ambiental para os jovens da comunidade onde está inserido.

Visitas Especiais Orientadas: Para grupos maiores de até 25 pessoas, com reserva antecipada e duração de duas horas e meia. Essas visitas contam com orientação de educadores das áreas de arte contemporânea e meio ambiente.

Quem quiser ir, favor garantir sua vaga o mais rápido possível com a Sra. Lumena.

Assim que conseguirmos mais informações sobre a viagem, postaremos aqui.

Visite: http://www.inhotim.org.br/

sexta-feira, 13 de março de 2009

Noite Demolay Contra o Alcoolismo

Nesta última quarta-feira (11), os Demolays fizeram a "Noite Demolay Contra o Alcoolismo" onde a Sra. Lumena fez parte da mesa de autoridades.

A noite no Teatro Municipal foi iniciada com a composição da mesa e Hino apresentado por um Demolay tocando-o na flauta.
Em seguida o Demolay mestre de cerimônia deu uma breve explanação sobre os portadores da doença do alcoolismo.
Depois tiveram duas palestras. A primeira com um membro do A.A. e a segunda com o neurocirurgião Dr. Roni Tobias. Eles contaram muitas experiências e informações importantes sobre o alcoolismo.
Pedro Elias, representante da Ordem Demolay de Patos de Minas finalizou a noite com seu discurso, onde falou da preocupação dos Demolays com os jovens e o vício do álcool.

Foi uma belíssima ação deste jovens que lutam por um mundo melhor.

A Sra. Lumena parabeniza a equipe Demolay por sua garra e competência em todas as suas atividades e aproveita a oportunidade para agradecer a parceria de vocês.


O telefone do A. A. de Patos de Minas é (34) 9999-2151


Para ver as fotos da noite CLIQUE AQUI

terça-feira, 10 de março de 2009

Convite: Noite Demolay Contra o Alcoolismo

A Ordem Demolay de Patos de Minas convida todos os membros conselheiros do CIMA e parceiros para a "Noite Demolay Contra o Alcoolismo". Onde haverá uma apresentação da Ordem Demolay, e logo após uma palestra sobre o tema: Alcoolismo e Recuperação; proferida por um membro da Irmandade dos Alcoólicos Anônimos de Patos de Minas.

O evento contará com a presença da Sra. Lumena e todos vocês estão convidados. Como foi dito na reunião ontem, não é tema ambiental, mas vamos apoiar os Demolays que são parceiros do CIMA e sempre nos dá muito apoio. Sabemos o quanto esses meninos são competentes, com certeza será um evento imperdível.

Local: Teatro Municipal Leão de Formosa
Horário: 19:00h
Data: 11 de março

Quartel PM de São Gonçalo do Abaeté foi inaugurado nessa sexta-feira (06)

A Polícia Militar inaugurou, nesse fim de semana, a sede da Polícia Militar na cidade de São Gonçalo do Abaeté. A estrutura, que vai abrigar o destacamento policial da cidade e um Grupamento de Meio Ambiente, foi construído a partir do pagamento de multas ambientais aplicadas pelo Ministério Público de Meio Ambiente a empresas que trabalham na extração de diamantes no Rio Abaeté.

A solenidade de inauguração foi bastante prestigiada e contou com as presenças do Comandante da 10ª Região da Polícia Militar, Coronel PM Marco Aurélio do Valle, Comandante do Décimo Quinto Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel PM Elias Perpértuo Saraiva, Comandante da 10ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major PM Roberto Carlos de Campos, Deputado Federal Antônio Andrade, Deputado Estadual Dr. Viana, Deputado Estadual Elmiro Alves do Nascimento, além de representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil e a Presidenta do Conselho Integrado do Meio Ambiente, Sra. Lumena Teixeira Araújo.

A Sra. Lumena deu início aos discursos ressaltando a importância desta obra naquela região. Parabenizou o Major Campos e toda sua equipe da PM pelo brilhante trabalho para a concretização da construção do Quartel PM. Também agradeceu ao Prefeito Sr. Fabiano por todo o apoio dedicado a esta realização. Lembrou ainda que tudo foi possível graças ao Dr. Manoel (Promotor de Justiça) e Dr. José Humberto (Juiz de Direito) que estão sempre em busca da melhor opção para defesa do meio ambiente.

Além da inauguração da nova sede, a Polícia Militar de São Gonçalo do Abaeté também ganhou duas novas viaturas que serão empregadas no policiamento ostensivo e nas atividades de meio ambiente. No município, o índice de crimes ambientais de todos os tipos é elevado.

Para as autoridades presentes no local a nova estrutura vai facilitar o trabalho da autoridade policial no combate à criminalidade.

Fonte: www.patoshoje.com.br

A Sra. Lumena agradece a presença dos membros conselheiros e parceiros que estiveram presentes na solenidade. É graças a pessoas como vocês que o CIMA segue em frente!