quarta-feira, 27 de maio de 2009

CIMA e ADICER participam e inauguração do Projeto João e Maria da Empresa Agrocerrado

Ontem (26) o Conselho Integrado do Meio Ambiente e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado, participaram da inauguração do Projeto "João e Maria" em comemoração dos 15 anos da Empresa Agrocerrado.

A Agrocerrado em comemoração aos seus quinze anos, terá como uma das ações comemorativas a estruturação de um projeto social voltado a atender crinças e adolescentes através da musicalidade.

Serão atendidas no período matutino, duas vezes por semana, 40 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 13 anos, matriculados em escolas municipais ou estaduais do município de Patos de Minas com a oficina de musicalização. Os pais das crianças e adolescentes também serão admitidos para participarem de atividades comuns e assistirem a palestras que abordarão temas específicos.

O CIMA e a ADICER parabeniza a agrocerrado pelos 15 anos no mercado e pela iniciativa audaciosa deste projeto. Desde já, se colocam a disposição para o que precisarem na área ambiental.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

CIMA leva atração exótica e atrai inúmeras pessoas no último dia de Stand de Educação Ambiental Integrada na Fenamilho 2009

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

No domingo de encerramento da Fenamilho 2009, o CIMA levou para o Stand de Educação Integrada, uma atração especial, a cobra "Jiji", que atraiu inúmeros visitantes.
A Jibóia que é criada há muito tempo pela Bióloga e membro conselheira do CIMA, Raquel Valinhas e Valinhas, esteve no stand para alegrar o dia dos visitantes que aproveitaram para conhecer mais sobre o animal, apreciar a sua beleza e até mesmo tirar fotos. Raquel ressaltou que possui autorização para criar essa cobra, e apesar da "Jiji" ser dócil pelo fato de conviver com pessoas há muito tempo, todos devem tomar cuidado com outras cobras, pois estas provavelmente serão perigosas. Alertou ainda que não devemos matar cobras, além de ser crime contra a fauna, estas só atacam para se defender caso sintam algum tipo de ameaça.

O Stand de Educação Integrada com a Fazendinha de Desenvolvimento Sustentável, atração para pessoas de todas as idades, contou também com animais taxidermizados, distribuição de mudas e orientação técnica de membros das entidades parceiras.

A Sra. Lumena Teixeira, Presidenta do CIMA aproveita a oportunidade para parabenizar o Professor Doutor Rildo Araújo Leite pela brilhante iniciativa da Fazendinha de Desenvolvimento Sustentável que é um sucesso todos os anos, parabeniza também toda equipe do Major Campos na 10ª Cia PM Ind MAT, Dr. Manoel do Ministério Público e IEF que participaram, contribuíram e engrandeceram o evento.

O Conselho Integrado do Meio Ambiente agradece a presença de todos os visitantes.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Inauguração do Stand da Fazendinha de Desenvolvimento Sustentável com apoio do CIMA e Parceiros foi um sucesso!

O Stand da Fazendinha de Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da Faciagra e UNIPAM, contam com o apoio do CIMA e seus Parceiros: Ministério Público, 10ª Cia PM Ind MAT e Insituto Estadual de Florestas (IEF), além do apoio também do Sindicato Rural.

Foi inaugurado na última sexta-feira (15), com presenças de autoridades de Patos de Minas, Candidatas a Rainha Nacional do Milho, membros das insituições parceiras e diversos visitantes.

O stand de educação ambiental integrada montado durante a Fenamilho 2009 tem como objetivo promover a integração entre a sociedade civil, os órgãos educacionais e os órgãos públicos de meio ambiente na busca pela educação ambiental através de atividades como: divulgação do Projeto Fazendinha de Desenvolvimento Sustentável, da Faculdade de Ciências Agrárias, com demonstração de técnicas agrícolas que não degradam o meio ambiente, o Projeto Arte na Escola, do UNIPAM, que incentiva a utilização de materiais recicláveis na elaboração de trabalhos artísticos, orientação aos produtores rurais através da distribuição de cartilhas e panfletos do CIMA, Ministério Público, PMMG e IEF, cadastramento de produtores rurais na campanha do IGAM - água: faça o uso legal, trabalhos educativos com os estudantes sobre legislação ambiental e conservação da biodiversidade, exposição de animais taxidermizados, plantas nativas, amostras de madeiras e sementes do Cerrado, amostras de solos, mostras de vídeos educativos, dentre outras.

Nos dias 18, 19 e 20 de maio teremos palestras ministradas por membros das insituições parceiras para escolas da região e visitantes. Destaca-se as visitas da APAE de Patos de Minas e Lagoa Formosa, cujos estudantes ficaram muito entusiasmados com a participação no Projeto e demonstraram interesse em todas as atividades, sendo elogiados pelos professores.

O horário de funcionamento do Estande de Educação Ambiental Integrada durante a Festa Nacional do Milho será de 08h00 às 11h00 para as visitas agendadas e de 15h00 às 22h00 para o público em geral, até o dia 24 de maio.

O CIMA aproveita a oportunidade para agradecer desde já, todos os visitantes que passaram e passarão pelo stand, esperamos que todos vocês consigam absorver o máximo de informações para cada um fazer o trabalho de formiguinha que contribui com a proteção da natureza. Agradecemos em especial a presença constante do Dr. Manoel Luiz Ferreira de Andrade, promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente, que sem o seu apoio o CIMA não conseguiria chegar onde está.

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

Texto: Luiza de Araújo e Silva - Secretária do CIMA
Fonte: Seção de Comunicação Organizacional da 10ª Cia Ind MAT

segunda-feira, 18 de maio de 2009

FESTA NACIONAL DO MILHO TEM ESTANDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA

Durante as comemorações da 51ª Festa Nacional do Milho, em Patos de Minas, destaca-se o projeto de educação ambiental realizado por uma parceria entre o Conselho Integrado de Meio Ambiente (CIMA), com o Ministério Público, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), a Políca Militar de meio ambiente (10ª Cia Ind MAT) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). O estande de educação ambiental montado durante a Festa tem o intuito de promover a integração entre a sociedade civil, os órgãos educacionais e os órgãos públicos de meio ambiente na busca pela educação ambiental.

O estande conta com as seguintes atividades: divulgação do Projeto Fazenda em Desenvolvimento Sustentável, da Faculdade de Ciências Agrárias, com demonstração de técnicas agrícolas que não degradam o meio ambiente, o Projeto Arte na Escola, do UNIPAM, que incentiva a utilização de materiais recicláveis na elaboração de trabalhos artísticos, orientação aos produtores rurais através da distribuição de cartilhas e panfletos do CIMA, Ministério Público, PMMG e IEF, cadastramento de produtores rurais na campanha do IGAM - água: faça o uso legal, trabalhos educativos com os estudantes sobre legislação ambiental e conservação da biodiversidade, exposição de animais taxidermizados, plantas nativas, amostras de madeiras e sementes do Cerrado, amostras de solos, mostras de vídeos educativos, dentre outras.

Nos dias 18, 19 e 20 de maio, estão agendadas visitas com as escolas da região, destacando-se as visitas da APAE de Patos de Minas e Lagoa Formosa, cujos estudantes ficaram muito entusiasmados com a participação no Projeto e demonstraram interesse em todas as atividades, sendo elogiados pelos professores. O horário de funcionamento do Estande de Educação Ambiental Integrada durante a Festa Nacional do Milho será de 08h00 às 11h00 para as visitas agendadas e de 15h00 às 23h00 para o público em geral, até o dia 24 de maio.

*** POLÍCIA MILITAR, NOSSO NEGÓCIO É A PAZ SOCIAL ***

Fonte: Seção de Comunicação Organizacional da 10ª Cia Ind MAT

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

COMO AGIR EM CASO DE PRODUTOS VENCIDOS PARA EVITAR MULTAS

Devido a algumas autuações ocorridas recentemente nos estabelecimentos de revendas associadas, a ADICER (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado) divulga o resumo sobre como proceder em caso de possuir produtos vencidos.
Muitas vezes os produtos entregues pelos fabricantes já estão próximos do prazo de vencimento, e, outras vezes, por um descuido no controle do estoque, os produtos permanecem no estabelecimento comercial com a data de validade expirada.

A legislação sobre a questão também responsabiliza as empresas produtoras pelo destino desses produtos, através do artigo 6º § 5º da Lei 7.802/1989 com nova redação dada pela Lei nº 9.974/2000, que diz:

“As empresas produtoras e comercializadoras de agrotóxicos, seus componentes e afins, são responsáveis pela destinação das embalagens vazias dos produtos por elas fabricados e comercializados, após a devolução pelos usuários, e pela dos produtos apreendidos pela ação fiscalizatória e dos impróprios para utilização, reciclagem ou inutilização, obedecidas as normas e instruções dos órgãos registrantes e sanitário-ambientais competentes”.

Este mesmo dispositivo, com pequenas alterações, também está previsto no artigo 53 § 4º do Decreto 4.074/2002.

“No caso de embalagens contendo produtos impróprios para utilização ou em desuso, o usuário observará as orientações contidas nas respectivas bulas, cabendo as empresas titulares do registro, produtoras e comercializadoras, promover o recolhimento e a destinação admitidos pelo órgão ambiental competente”.

A legislação não deixa dúvidas sobre de quem é a responsabilidade pela destinação final dos produtos vencidos ou impróprios para comercialização. Contudo, é necessária a atenção nos procedimentos desses produtos enquanto estiverem no estabelecimento comercial.

O comerciante deve comunicar a indústria a respeito da presença de produtos impróprios para o uso. Essa notificação deve ter cópia para o Órgão de Fiscalização do Estado. Este comunicado é o instrumento legal pelo qual poderá ser comprovada a solicitação da retirada dos produtos.

Caso os fabricantes não existam mais, o Órgão Fiscalizador do Estado deve ser notificado para que indique a destinação final desses produtos. Neste caso, o detentor dos produtos deve assumir a responsabilidade e os custos referentes aos procedimentos definidos pela autoridade fiscalizadora.

É necessário que esses produtos fiquem separados dos demais aptos à comercialização e com a indicação, para que qualquer pessoa, inclusive os agentes da fiscalização, possa notar que não estão disponíveis para venda, mas aguardando o recolhimento para a sua correta destinação.

Brasil destina 8 mil toneladas de embalagens vazias

Nos primeiros quatro meses deste ano, as unidades de recebimento de todo o país encaminharam para o destino ambientalmente correto – reciclagem ou incineração – 8.107,9 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Esse volume representa um crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2008, quando foram processadas 7.925,3 t. Dados do inpEV– instituto que tem como associados os fabricantes de defensivos agrícolas – mostram que, apenas em abril, foram corretamente destinadas 2.415,3 t de embalagens vazias.

Os bons índices conquistados pelo sistema de destinação final de embalagens vazias brasileiro são possíveis graças a ações conjuntas que envolvem agricultores, poder público, os 76 fabricantes de defensivos agrícolas associados ao inpEV e os mais de 2.900 distribuidores e cooperativas que participam do programa em 25 Estados.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias estão disponíveis no site www.inpev.org.br ou www.adicer.com.br


Fonte: ADICER - Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Hoje: CIMA convida todos para Inauguração do Stand da Fazendinha de Desenvolvimento Sustentável

É hoje, a partir das 19:00h, a inauguração do Stand da Fazendinha de Desenvolvimento Sustentável.

O CIMA, juntamente com seus parceiros, Promotoria de Justiça, 10ª Cia PM Ind MAT e IEF estão apoiando o Projeto da Fazendinha e participará do Stand com auxílio técnico de egenheiros agrônomos, técnicos, peritos ambientais, biólogos. Todos a disposição dos visitantes para esclarecer dúvidas sobre meio ambiente, fiscalização, atividades, legislação, cadastramento de água, entre outros.

Produtores Rurais, venham ter mais informações gratuitamente no nosso stand.

A Fazendinha estará aberta ao público de 8:00h as 22:00h, todos os dias da fenamilho. Esperamos todos vocês lá!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A carne brasileira é um dos principais vetores do desmatamento da Amazônia

A carne brasileira é um dos principais vetores do desmatamento da Amazônia, segundo um estudo de 2008 que dimensiona a rede complexa que une nossos hábitos do dia a dia à destruição da maior área contínua de floresta tropical do mundo. Intitulado "Conexões sustentáveis São Paulo - Amazônia: Quem se beneficia com a destruição da Amazônia?", o trabalho, elaborado por jornalistas das ONGs Repórter Brasil e Papel Social Comunicação, verifica os impactos ambientais e sociais causados pelo avanço da agropecuária, do extrativismo, das plantações de soja e até dos financiamentos públicos e privados sobre a floresta.

A pesquisa foi divulgada durante o seminário "Conexões sustentáveis: São Paulo - Amazônia", uma iniciativa do Fórum Amazônia Sustentável e do Movimento Nossa São Paulo. O evento reuniu dezenas de lideranças locais e nacionais para debater as relações de interdependência entre São Paulo e a Amazônia. A escolha da cidade como fio condutor da pesquisa se deu porque é ela o maior centro consumidor e distribuidor de produtos da Amazônia - e porque até o regime de chuvas da cidade tem ligação com a preservação da floresta. "A Amazônia tem papel fundamental na concentração de nuvens de chuva em São Paulo. A chuva começa a se formar no Atlântico, se adensa sobre a floresta tropical e, ao esbarrar nos Andes, retorna e cai em São Paulo", afirma Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental (ISA).

Para pôr um freio no ritmo de destruição, o consumidor não precisa abrir mão de comer carne, comprar móveis ou usar óleo de soja. Basta riscar da lista de compras aquelas marcas que insistem em violar princípios éticos e de responsabilidade. Nesse sentido, é útil acompanhar o levantamento que o relatório faz de cada setor produtivo na Amazônia, a começar pela pecuária. O Brasil é o maior exportador mundial de carne. É um mercado que não para de crescer - e, para atendê-lo, cresce também o número de rebanhos: de 2000 para cá, o número de cabeças de gado foi de 170 milhões para 206 milhões no país - 74 milhões delas estão na Amazônia, onde há mais boi do que gente. O grande problema desse crescimento é que ele se tornou o principal vetor para a derrubada da matas. A estimativa é de que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária

Além de combater as diversas irregularidades encontradas nessas áreas, é fundamental deter a expansão dessas pastagens. Não se trata de impedir o crescimento do setor, mas aumentar a produtividade das áreas já desmatadas: os especialistas dizem que seria possível criar ao menos três vezes mais gado nessas terras com o uso de tecnologias simples. Por que, então, a derrubada continua? Porque, em curto prazo, é mais barato invadir uma nova área florestal e transformá-la em pasto do que investir na produtividade das áreas já usadas. Em longo prazo, no entanto, é o que se sabe: as conseqüências dessa escolha serão desastrosas.

O ministro aponta os desafios a serem enfrentados na região: "Queremos desmatamento ilegal zero e isso não se consegue apenas com Ibama e Polícia Federal. Você fecha uma serraria ilegal em uma hora, mas não substitui 50 empregos em uma hora. Tem que haver um novo modelo de sustentabilidade". Apesar do tamanho do problema, ele se diz otimista com o futuro da Amazônia, citando o lançamento de 40 planos de manejos para reservas extrativistas em novembro, entre outras medidas que devem se beneficiar do recém-lançado Fundo Amazônia. Se bem usados, os recursos talvez possam frear a devastação que consome a floresta. E evitar que o churrasco de cada dia não cause indigestão em nossas consciências.

Fonte: Yahoo Notícias

Entrega de fertilizantes supera 4 milhões de toneladas no primeiro trimestre

A entrega de fertilizantes ao consumidor final, no período de janeiro a março de 2009, foi de 4,1 milhões de toneladas. O resultado é 23% inferior ao apresentado nos três primeiros meses de 2008.

De acordo com o presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, Cristiano Walter Simon, que se reuniu com o setor nesta segunda-feira (11), em Brasília, o período é de final de safra e preparo de abastecimento para a safra de inverno.

“Provavelmente o ano vai se equiparar em termos de área plantada e a tecnologia vai ser aplicada em sua plenitude. Acreditamos que, entre o mercado doméstico e as oportunidades de exportação, a agricultura brasileira deve se manter em níveis equivalentes à safra deste ano”, ressaltou Simon.

O setor de defensivos faturou, em março de 2009, R$ 905 milhões, o que representa crescimento de 65% em relação a 2008, quando a cifra foi de R$ 548 milhões. O destaque foi o aumento nas vendas de herbicidas, devido à queda nos estoques existentes no campo e o crescimento nos mercados de milho safrinha, trigo e pastagem.

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) apresentou a evolução do setor, que rendeu R$ 2,6 bilhões, em 2008, e R$ 2,4 bilhões, em 2007. O segmento de ruminantes foi responsável por 55,4%; aves, 15,1%; Pet, 11,2%; suínos, 14,4%; e equinos 3%. No primeiro trimestre deste ano, o setor de saúde animal faturou R$ 582,2 milhões, 9% mais que em 2008, com R$ 534,2 milhões.

A 41ª reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários será realizada no dia 22 de junho, em Brasília.


A ADICER - Assiação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado relembra todos que utilizam fertilizantes, que de acordo com a lei, façam a devolução correta de embalagens de agrotóxicos, assim estarão colaborando para um meio ambiente mais seguro.
  • Fazer a tríplice lavagem nas embalagens rígidas;
  • Devolver nos Postos de Recebimentos da ADICER se o produto for comprado nas empresas associadas, caso contrário, devolver no estabelecimento de compra. O Local de devolução está descrito na Nota Fiscal de compra.


Fonte: MAPA e ADICER

sábado, 9 de maio de 2009

Iara Candidata a Rainha do Milho 2009 visita o CIMA

A última reunião do CIMA contou com a presença ilustre da Iara, canditada a Rainha do Milho 2009.

Iara assistiu a reunião e conversou com os membros e demais presentes. Contou que sempre apreciou muito a natureza e desde pequena foi aprendendo com seu pai e avô que são membros conselheiros do CIMA em como devia proceder para proteger a natureza. Ressaltou ainda a importância da Fenamilho e que conta com a torcida de todos.

O CIMA agradece a visita e deseja votos de muitas alegrias para a candidata.

FOTOS AQUI

CIMA e Polícia Militar faz palestra na Escola Cônego Getúlio

Nos últimos dias do mês de abril, o CIMA através de sua Presidenta Sra. Lumena e a Polícia Militar através do Cb. Ricardo e Sd. Leonardo, fizeram uma palestra educativa na Escola Conêgo Getúlio.

O Cb. Ricardo falou sobre a importância do trabalho da Polícia Ambiental e de suas ações para a comunidade e o meio ambiente.

Sd. Leonardo ressaltou sobre os cuidados que as crianças devem ter no trânsito.

Sra. Lumena citou os cuidados que devemos ter para proteger a natureza.

FOTOS AQUI

CIMA participa de Curso de Medições e Avaliação de Ruído Ambiental

Nos dias 04 e 05 de maio, na cidade de Formiga, foi realizado o Curso de Medições e Avaliação de Ruído Ambiental. Onde teve a participação de diversos membros da Polícia Militar, Prefeitura e Promotoria de Formiga, diversos peritos ambientais, da Presidenta do CIMA Sra. Lumena que também é perita ambiental através do Dr. Manoel Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente, do convidado Jáiro de Deus Vieira, entre outros.

Os ministrantes do curso foram o Engº Civil especializado em Meio Ambiente e Analista do MPE-MG, Sr. Marco Antônio das Graças Antunes, Engº Agrônomo analista do MPE-MG Sr. Fernando Augusto Eto Lages e do Engº Civil analista do MPE-MG Sr. Nadson Souza Carvalho.

O Curso teve diversos temas abordados em relação a poluição sonora, dentre eles: O Fenômero Sonoro, a Audição Humana e Efeitos do Som no Ser Humano; Ambiente Sonoro e Conforto Acústico; Aguçando a Audição e Descrevendo o Ambiente Sonoro; Medição Acústica e sua Avaliação pela NBR-10.151 e Adequação Ambiental Acústica.

Teve como objetivo treinar técnicos e profissionais que mantêm vínculos em suas atividades de trabalho com a área ambiental, seja na instância federal (Ministério Público, por exemplo), estadual (órgãos, secretarias, conselhos, corporações policiais civis ou militares) ou municipal (órgãos, conselhos das prefeituras), capacitando-os para o levantamento, tratamento de dados e interpretação e avaliação de descritores em acústica ambiental para verificação das condições de conforto acústico e poluição sonora em ambientes e consequente elaboração de relatório técnico, dentro de padrões nacionais e internacionais.

O ruído é um fenômeno de distúrbio ambiental que causa inúmeros problemas em um ser humano ou animal, por isso é necessário profissionais capacitados para averiguarem onde está tendo o problema de poluição sonora e solucioná-lo, com isso a sociedade como um todo estará sendo beneficiada.

FOTOS AQUI

CIMA e Ministério Público participam de Reunião sobre normas ambientais de Lava Jatos

No dia 27 de abril às 19h, o CIMA através da sua Presidenta Lumena, Secretária Luiza, membro conselheiro Altamir e convidados Marcelo e Rafael, participaram de uma reunião promovida pela Diretoria Municipal de Meio Ambiente com os proprietários de Lava Jatos, para orientar sobre a regularização da atividade.

A prefeitura através da Secretaria Municipal de Infraestrutura está disponibilizando um projeto com as modificações que devem ser feitas nos lava jatos. A execução fica a cargo dos proprietários. A Secretaria fica na Rua Vereador João Pacheco, 377

As medidas mínimas que os proprietários de lava jatos devem tomar são:

- Construção de uma área coberta para a lavagem de veículos;

- Área impermeabilizada e sem rachaduras;

- Drenagem na área de serviço;

- Caixa separadora de água e óleo;

- Paredes divisórias e calha de drenagem;

- Drenagem de óleos para depósito e

- Tampas nas caixas.

Os donos de lava jatos estão obrigados a minimizar os impactos ambientais com a implantação destas mudanças em seus estabelecimentos, o não cumprimento pode acarretar:

- Multa pelo simples cometimento de infração;

- Interdição do uso ou atividade;

- O embargo, a demolição e a interdição poderão se aplicados independente e sem prejuízo da multa.

O Fiscal do Meio Ambiente, César Pereira Caixeta, afirma que os prazos para a implantação destas mudanças vão variar caso a caso. Os locais serão vistoriados e será assinado entre o proprietário, ministério público e prefeitura um termo de ajustamento de conduta para firmar o compromisso do período de adequação.

O Dr. Manoel, Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente, também esteve presente e explicou como é feita a fiscalização ambiental. Ressaltou que o Ministério Público é "advogado da sociedade", por isso tem o interesse de informar as pessoas para que todos se adequem as normas. Alertou: "Fiquem na legalidade, pois quem não está correto perante a lei é um criminoso e ninguém aqui é um criminoso".

A reunião ainda contou com a participação de Fabio Pacheco Silva - Fiscal do Meio Ambiente, do Biólogo Dácio, do Engenheiro Civil Sanitarista e Responsável Técnico do Aterro Sanitário de Patos de Minas Weiler.

FOTOS AQUI

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Exploração de gás natural na região deve começar nos próximos dias

O consórcio de empresas formado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas (Codemig), Delp Engenharia, Orteng Equipamentos e Companhia deverá começar a fazer perfurações, em junho, nas áreas promissoras de exploração de gás natural na Bacia do São Francisco. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (06) no Portal de Noticias Uai do Jornal Estado de Minas.

A reportagem mostra que, depois de 25 anos de estudos, a exploração do gás natural existente na região finalmente vai começar. Os técnicos das empresas parceiras estão na reta final da definição do município em que as perfurações serão iniciadas. A escolha depende da cidade que mostrar a melhor estrutura geológica para armazenamento do gás. Serão investidos R$ 10 milhões na construção do poço, com 3 mil metros de profundidade, em um dos cinco municípios estudados pelo consórcio: Morada Nova de Minas, Biquinhas e Paineiras, no Alto São Francisco; São Gonçalo do Abaeté e Tiros, no Alto Paranaíba.

“Agora, entramos na fase final da pesquisa, para testar a capacidade de armazenamento de gás, estudar a qualidade e a vazão do combustível. Consequentemente, outros poços serão necessários para refinar os dados”, afirma Marcelo Arruda Nassif, diretor de operações da Codemig. Os primeiros resultados definitivos são esperados para outubro. O consórcio trabalha em blocos licitados em 2005 pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e áreas adquiridas no fim do ano passado junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). As empresas são vizinhas da Petrobras, que arrematou outros seis blocos. A Shell adquiriu quatro áreas na Bacia do São Francisco.

Paralelamente aos trabalhos do consórcio da Codemig, as operações de pesquisa da Petrobras na região também dão sinais de avanço em municípios como Santa Fé de Minas, Região Noroeste, onde a estatal fez contatos há 20 dias para iniciar a contratação de pessoal e providenciar moradia para seus trabalhadores. Pelas ruas de Santa Fé, com pouco mais de 4 mil habitantes, a movimentação das empresas é motivo de conversa obrigatória e já se fala na criação de 100 empregos pela Petrobras para abastecer de mão de obra a nova fase de levantamentos de perfuração, prevista para o ano que vem.

De acordo com a reportagem assinada pela jornalista Marta Vieira do Jornal Estado de Minas, as reservas da região do São Francisco, que incluem quase todo o Alto Paranaíba e o Noroeste Mineiro, já foram estimadas, por empresas especializadas, em 1 trilhão de metros cúbicos de gás. Para se ter uma ideia do que isso representa, o Brasil importa, todo ano, 20 milhões de metros cúbicos diários de gás natural da Bolívia.

Fonte: www.patoshoje.com.br