quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Exposição: Cerrado Ameaçado

O Pátio Central Shopping em parceria com a UNARTE apresenta a exposição “Cerrado Ameaçado” da artista Christina Pernambuco, do dia 24 de agosto a 24 de setembro de 2009.

O título desta mostra é “Cerrado Ameaçado”, inspirado na obra de Kirkegaard, “O Desespero Humano”. Na sua ânsia desmesurada, o homem por vezes não dimensiona o quão aberrantes podem ser as suas ações! (KIERKEGAARD, S. O Desespero Humano, liv. V, cap. II, p. 415).

O projeto visual está voltado para telas produzidas em técnica mista, utilizando o tema recorrente de minha obra “As estruturas”, e banners da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Vereda Grande, a primeira a ser criada no Brasil e está Localizada no Município de Presidente Olegário, onde a artista encontra a inspiração para suas obras.

Suas formas criadas pela natureza agreste são encantadoras e falam de otimismo, na dificuldade de sobrevivência, pela falta de chuva, que é vencida com muito verde e flores coloridas, de uma beleza inesperada, apesar de tudo;

As Estruturas estão internalizadas na mente humana e concretizadas nas construções das cidades, nas estradas, nas demarcações, nas delimitações de terra.

Estas estruturas externas que os homens precisam criar para viver fragmentam os biomas naturais terrestres. O impacto ambiental é um exemplo do desespero humano. Não somos culpados, somos uma massa anônima, sem identidade, destruindo o planeta dia após dia.


Fonte: www.patosnoticias.com.br

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CIMA e Parceiros encerram com sucesso a 6ª Semana Coopatos

No último sábado (22) foi encerrada a 6ª Semana Coopatos.

O Stand de Educação Ambiental, parceria do CIMA, PM Ambiental e ADICER (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado), teve a visita de inúmeras pessoas de toda a região.

O CIMA parabeniza toda a organização da Semana Coopatos, foi um evento brilhante mesmo com a adversidade da Influenza A, onde tomaram todas as providências para que todos pudessem desfrutar e fazer bons negócios com a maior segurança e conforto possível.

Parabéns ao Sr. Célio Humberto pelo excelentre trabalho frente a Coopatos e o CIMA agradece mais uma vez o stand cedido.

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

É obrigação do empreendedor publicar pedido de Licença Ambiental

O empreendedor deverá providenciar a publicação do pedido de licenciamento em periódicos regionais ou locais de grande circulação.

Entre as exigências legais para a obtenção do licenciamento ambiental está a obrigatoriedade do empreendedor providenciar a publicação do pedido de licenciamento, em qualquer uma de suas modalidades, sua renovação e a respectiva concessão, em periódico regional ou local de grande circulação, na área do empreendimento, no prazo de dez dias contados da data da publicação no “Minas Gerais” do pedido de licença, sua concessão ou renovação pela Secretaria Executiva do COPAM.

Esta publicação deve ser feita pelo empreendedor de acordo com os modelos constantes da Deliberação Normativa COPAM nº 13 de 27 de outubro de 1995, nos seguintes momentos:

1. Pedido de concessão ou renovação de licença
A comprovação da publicação dos pedidos a que se refere o item 1 deverá ser feita por meio de protocolo, na respectiva SUPRAM do empreendimento, de xerox extraído do periódico. Caso o pedido de concessão ou renovação de licença esteja desacompanhado do comprovante de publicação ou publicado em desconformidade com a Deliberação Normativa COPAM MG nº 13/95, o mesmo não será encaminhado para exame. Também cabe ao empreendedor providenciar a publicação da concessão ou renovação de licença, no prazo de 10 (dez) dias contados do recebimento da notificação da decisão, em periódico local ou regional de grande circulação.

2. Publicação da licença concedida
A comprovação da publicação de concessão ou de renovação da licença a que se refere os itens 2, 3 e 4 deverá ser feita por meio de protocolo na respectiva SUPRAM do empreendimento de xerox extraído do periódico. Caso a comprovação da publicação de concessão ou de renovação da licença não seja protocolada ou esteja em desconformidade com a Deliberação Normativa COPAM MG nº 13/95, a licença poderá ser revogada. As despesas para publicação em periódico local ou regional de grande circulação serão custeadas pelo empreendedor em todos os casos.

O SISEMA informou que passará a verificar o cumprimento destas obrigações, podendo, inclusive, impedir a obtenção dos certificados de licenças ou autorizações ambientais. Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail gma@fiemg.com.br

Fonte: www.patosnoticias.com.br

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Hoje TV deste domingo mostra como Patrocínio trata seu lixo tóxico

O programa “Hoje TV”, produzido pela Rede Hoje e exibido na Band Triângulo, domingo, 9h30, fala de uma nova variedade de batata produzida na região, mostra que fim levam as embalagens agrotóxicos vazias, um debate sobre a Gripe Suina, realizado pela Câmara Municipal e a eleição de um patrocinense para a presidência da Regional Alto Paranaíba da Federação das Associações Comerciais de Minas (Federaminas).

Veneno - No agronegócio o “Hoje TV” traz reportagem sobre uma nova variedade de batata desenvolvida na França e que já está sendo produzida em Minas. Na região, o produtor pioneiro é de Irai de Minas. O Dia Nacional do Campo Limpo foi comemorado esta semana. Milhares de embalagens de agrotóxicos são utilizadas anualmente. O programa responde às perguntas: Como as embalagens vazias são retiradas do meio ambiente? De que forma elas são armazenadas? Há como reciclar esses recipientes? Patrocínio já responde positivamente a essas perguntas com uma Central de Recebimento de Embalagens Vazias, construida em parceria entre Expocaccer, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e Epamig.


Fonte: ADICER - Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CIMA participa da 6ª Semana Coopatos

A Coopatos - Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas LTDA realizará a 6ª Semana Coopatos nos dias: 18, 19, 20, 21 e 22 de agosto, no Parque de Exposições em Patos de Minas.

O CIMA participará com um estande dando orientação ambiental para os visitantes, como já tinha sido prometido. E contará com a parceria da ADICER - Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado que fornecerá informações sobre embalagens vazias de agrotóxicos.

A 6ª Semana Coopatos trata-se de uma grande oportunidade para adquirir conhecimentos e fazer ótimos negócios.

O CIMA e a ADICER convida a todos para visitar o estande de educação ambiental.

Aproveitamos para parabenizar o Sr. Célio Humberto que sempre fez um ótimo trabalho frente a Coopatos e agradecemos o convite para participar dessa Semana de eventos da Coopatos.


Maiores Informações: www.semanacoopatos.com.br

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ministro Carlos Minc diz que Brasil não será lixeira dos outros países

Nesta última segunda-feira (04) o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, prometeu reforçar a fiscalização de contêineres nos portos brasileiros para evitar a chegada de mais lixo ilegal e resíduos tóxicos no país.

Os contêineres de lixo que entraram ilegalmente no Brasil foram recolhidos e serão levados de volta para a Inglaterra. O Ministro ressaltou ainda que cerca de 85% das mercadorias que passam pelas alfândegas dos portos do país ou não são vistoriadas, ou não são abertas, ou não tem a documentação analisada.

Os portos serão equipados com aparelhos de Raio-X para auxiliar no trabalho de vistoria da Polícia Federal.
"Vamos chamar a responsabilidade dos países ricos. Eles não podem fazer um discurso de que vão salvar o planeta e, ao mesmo tempo, mandam lixo para os países em desenvolvimento", afirmou Minc. "Isso eticamente e moralmente não é correto e vou avisar que o Brasil não será a lata de lixo do planeta."