quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Palestras em Posses do Chumbo e Curraleiro

Nos últimos dias 21 e 22, foram realizadas palestras ambientais educativas do CIMA (Raquel Valinhas) e 10ª Cia PM Ind MAT (Cb. Ricardo).

Uma foi em Posses do Chumbo, para ver as fotos CLIQUE AQUI.

A outra foi em Curraleiro, para ver as fotos CLIQUE AQUI.

Os dois dias contaram com palestras, passeio e plantio de mudas.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Agricultores transformam lixo em adubo

Produtores fizeram horta para plantio agroecológico. Orientações vêm de engenheiros agrônomos e técnicos agrícola.

Pequenos agricultores de Sergipe estão aprendendo a técnica da compostagem, que transforma lixo orgânico em adubo. O método ajuda a melhorar a produtividade das lavouras e a preservar o meio ambiente.

Nos três hectares de terra do agricultor Lourenço Francisco de Souza, as hortaliças são cultivadas de forma orgânica há quase um ano, desde que ele participou de um curso sobre o tema.

Empolgados, buscam novas técnicas. As orientações vêm de uma equipe de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas. Com os olhos e ouvidos atentos, as descobertas não param. "A minha propriedade tem vários pés de mangueira, cajueiros e muita folha. Agora, não vou queimar mais. Já sei que deve ser reaproveitado”, disse o agricultor Edvaldo Alves da Cruz.

O técnico ensina como fazer a transformação, com restos de frutas e galhos de poda. "A compostagem é o processo que aproveita toda a matéria orgânica que existe na propriedade, desde resto de culturas, folhas e estercos até lixos domésticos orgânicos para a gente usar na agricultura", explicou o agrônomo Carlos Gomes.

Os agricultores substituirão os adubos químicos pela compostagem. Assim reduzem custos e contribuem com o meio ambiente. "Estou muito feliz com essa nossa atitude, com a garra que o pessoal tem até agora”, afirmou Manoel dos Santos, presidente da Associação dos Agricultores.

Fonte: G1

terça-feira, 8 de setembro de 2009

10ª Cia PM Ind MAT realiza palestra na APAE de Carmo do Paranaíba

No dia 31 do mês passado foram realizadas duas palestras da 10ª Cia PM Ind MAT na APAE de Carmo do Paranaíba.

As palestras contaram com cerca de 170 alunos e Professores.

Para ver as fotos CLIQUE AQUI.