sexta-feira, 23 de abril de 2010

Reunião sobre Semana do Meio Ambiente 2010

Hoje (23), foi realizada na Prefeitura, uma reunião para decidir a programação das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Várias instituições em parceria se reunirão este ano, para unificar os trabalhos e campanhas realizados em comemoração deste dia.

As Instituições que já estão participando deste projeto são: CIMA, 10ª Cia PM Ind MAT, Promotoria de Justiça, Superintendência de Ensino, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Educação, Secretaria de Vigilância Sanitária, CDL, FIEMG, Copasa, ADICER.

A programação do mês de junho terá palestras educativas ambientais do CIMA, Polícia Militar Ambiental e Copasa, Seminário promovido pela Promotoria de Justiça, Troféu CIMA, apresentação de Teatro do Grupo Contadores de História da Copasa, caminhada ecológica, gincana para as escolas estaduais e municipais no Parque Mocambo, Coleta intinerante de embalagens de agrotóxicos, distribuição de mudas, campanhas educativas, e muito mais!

Preparem-se que junho será um mês repleto de atividades voltadas para a proteção da natureza e todos estão convidados.

Fotos

Reunião CODEMA - abril

Na reunião do CODEMA deste mês, realizada no dia 14 de abril, foram discutidos assuntos como: intervenção na Av. JK, Centro de Educação Ambiental e Fundo de Meio Ambiente municipal.

Obras na JK: o DNIT irá fazer "agulhas" para melhorar o trânsito. Cerca de 200 plantas serão desmatadas, em contrapartida terão que plantar 2 mudas para cada planta desmatada, onde terão despesas só com a mão de obra desse plantio. As mudas serão doadas pelo IEF.

Centro de Educação Ambiental: visa a centralização do CIMA, SOS Paranaíba e CODEMA no parque do Mocambo. Permitirá um fácil acesso da população para tratarem de questões ambientais, entre outras vantagens.

Fundo de Meio Ambiente municipal: reverte recursos para o município tratar das questões ambientais.

DENGUE: FAÇA O REPELENTE DOS PESCADOR...

DENGUE: FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
 
1/2 litro de álcool;- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);- 1 vidro de óleo de nenê (100ml)

Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;

Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila,  erva-doce, aloe vera).

Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.

O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação. A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti!

Ministro Brasileiro de Educação nos Estados Unidos sobre a Amazônia

Ministro Brasileiro de Educação esteve nos Estados Unidos e comentou sobre a internacionalização da Amazônia.

Para ler, CLIQUE AQUI

Sugestão: Michelle Cardoso Balbino - Advogada e membro conselheira do CIMA

O Plástico na reciclagem energética

Derivado do petróleo, o plástico possui um alto poder calorífico e, por isso, é considerado, por especialistas, um componente importante no processo de reciclagem energética. A alternativa, no entanto, é aconselhada para os resíduos não-recicláveis. Quando o assunto são os materiais que podem ser reciclados - e, inclusive, as sacolinhas plásticas - a boa e velha reciclagem mecânica é a melhor opção.

Para ler, CLIQUE AQUI

Sugestão: Michelle Cardoso Balbino - Advogada e membro conselheira do CIMA

Curiosidade: Prêmio "Best of Green 2010"

O site Tree Hugger anunciou nesta semana os vencedores do prêmio “Best of Green 2010″. Os vencedores foram escolhidos por votação direta dos leitores. Realizado pela terceira vez, o prêmio celebra as inovações e atitudes em prol do meio ambiente nas categorias indústria, economia, ciência, cultura e celebridade, saúde, transporte, energia e moda.
Abaixo, apresentamos os vencedores entre as celebridades.


Melhor filme: Avatar
O trabalho de James Cameron levou o prêmio por aliar alta tecnologia e uma forte mensagem ecológica. A combinação deu certo: Avatar bateu recorde de bilheteria em apenas 3 meses de exibição em todo o mundo.
Melhor Atleta: Mac Danzig
O atleta de luta livre parou de comer proteína animal há 10 anos por conta de uma alergia. Hoje, Danzig é um vegan convicto e credita à alimentação saudável seu controle de peso.
Melhor Evento: Hope for Haiti Celebrity Phone Bank
Vários artistas se mobilizaram para angariar fundos para o Haiti, país assolado por um severo terremoto no início do ano. Para incentivar as doações, os próprios famosos se encarregaram de atender às ligações do evento.
Melhor celebridade-ativista: Leonardo Di Caprio
Dono de reservas florestais no Caribe, diretor de ONGs em defesa do meio ambiente, se locomove em aviões de carreira (dispensa jatinhos beberrões) e de bicicleta (deixando o carro em casa)… por essas e por outras o astro levou o troféu de celebridade verde.
Melhor cantor: Thom Yorke
O líder do Radiohead se engajou em campanhas pró-veganismo (o vegetarianismo radical) e de práticas de comércio justo, além de se credenciar como repórter durante a COP 15 em Copenhagen, no ano passado.

Sugestão: Michelle Cardoso Balbino - Advogada e membro conselheira do CIMA

A agricultura está assistindo a banda dos serviços ambientais passar...

O agricultor foi o primeiro ecologista do mundo. Foi pela capacidade de estudar as estações, o comportamento das plantas, o período de frutificação e os processos para cultivar as sementes e depois retirar seu sustento delas, que o agricultor tornou os seres humanos capazes do sedentarismo. Foi pela mágica de entender o ecossistema, que o agricultor deu a humanidade a oportunidade de se agregar nas cidades, e deixar de ter de migrar e lutar para sobreviver coletando o que encontrava pelo caminho. Esquecido disso, hoje o agricultor é considerado o grande vilão dos ecossistemas - nada poderia ser mais equivocado.

Para ler, CLIQUE AQUI

Sugestão: José Maria Resende - Contador CIMA

CIMA participa do Sábado da Saúde do Lions em Areado

O CIMA participou no dia 18 de abril do Sábado da Saúde do Lions em Areado.

O evento é promovido pelo Lions nas comunidades da região de Patos de Minas, para fornecer palestras e campanhas educativas, entre outros. Onde o CIMA através da membro conselheira Michelle Cardoso, juntamente com a 10ª Cia PM Ind MAT através do Cabo Pinheiro e Soldado Emiliano fizeram uma palestra ambiental e mostraram alguns animais taxidermizados.

Parabéns a toda equipe!

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

Resolução CONAMA n. 422 - Diretrizes para campanhas de educação ambiental

Resolução CONAMA n. 422, de 23 de março de 2010.


Estabelece diretrizes para as campanhas, ações e projetos de Educação Ambiental, conforme lei n° 9795, de 27 de abril de 1999, e dá outras providências.

Para ver mais, CLIQUE AQUI

Sugestão: Michelle Cardoso Balbino - Advogada e membro conselheira do CIMA