quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Órgãos ambientais buscam espaço para animais silvestres capturados

A captura de animais silvestres na região é comum. São aves, felinos, serpentes e outras espécies, vítimas de atropelamentos em rodovias ou mesmo da ação humana. Na maioria das vezes, os animais são levados para uma clínica veterinária no centro da cidade, onde recebem os cuidados necessários para a recuperação. Mas em muitos casos, eles precisam de um ambiente adequado para a readaptação.

Enquanto recebem tratamento, os animais silvestres encaminhados à clínica auxiliam na educação ambiental dos patenses. Os estudantes da escolinha infantil se divertiram com o filhote de tamanduá bandeira e com os jabutis e descobriram que estes animais devem viver livres, sem a interferência do homem.

Na visita à clinica, as crianças puderam presenciar uma cena rara. O filhote de tamanduá avança sobre o cupim em busca de alimento. Este animal foi levado para a clínica para se recuperar de um acidente. Ele perdeu uma das unhas, que é uma ferramenta fundamental para sua defesa e para a busca do alimento.

O tamanduá é um exemplo da falta de um espaço adequado para a destinação dos animais silvestres capturados. De acordo com o veterinário, Marco Antônio, como ele foi capturado muito pequeno, dificilmente vai conseguir sobreviver sozinho na natureza. Seria necessária a existência de um espaço adequado para fazer a reabilitação.

É este espaço que o Conselho Integrado de Meio Ambiente, Polícia Militar de Meio Ambiente, Polícia Civil e Ministério Público de Patos de Minas começam a buscar. A presidente do CIMA, Luiza de Araújo e Silva, disse que os órgãos ambientais da cidade vão encaminhar proposta ao IBAMA para criar o espaço destes animais no município.

Autor: Maurício Rocha
www.patoshoje.com.br


FOTOS

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projeto "Bombeiro Mirim" é inserido em escolas de Patos

Várias Escolas de Patos de Minas estão inserindo o Programa de Responsabilidade Social “Bombeiro Mirim”. O programa já existe em outras cidades de Minas Gerais e agora está sendo realizado em Patos. O curso pretende atender mais de 50 alunos e têm duração de três meses.

O projeto visa trazer para os alunos conhecimentos básicos na área de atuação do Corpo de Bombeiro, através de disciplinas, civismo, e várias atividades fins dos bombeiros que eles participarão e vivenciarão.

O curso acontece de segunda-feira a quarta–feira com três horas de aula por dia. No final do curso os alunos irão participar de um acampamento para colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. Eles irão realizar atividades em outros locais, como piscinas e campo de futebol.

A apresentação do projeto aconteceu na manhã deste sábado (25), na sede da Cia. Bombeiros de Patos de Minas.

Sargento Dias – do Corpo de Bombeiros – dá mais detalhes sobre o projeto. Os alunos tiveram uma pequena demostração de como será o curso.

Por: Sheila Marques.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Inauguração Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito e Museu do Cerrado

Ambientalistas e autoridades se reuniram na manhã desta sexta-feira (24) para inauguração do Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito e o Museu do Cerrado criados pela 10ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito e o CIMA (Conselho Integrado de Meio Ambiente).

O centro é divido em quatro áreas para a realização de atividades teóricas e práticas, além de um auditório para seminários e palestras.

No museu, fotografias que destacam a beleza do meio ambiente, fotos de degradação causada na região e no Rio Paranaíba, e várias espécies de animais que vivem nas matas, mortos pelo homem, foram empalhados e ficarão expostas aos visitantes.

Um espaço entre o auditório e o museu foi criado para simular situações de perigo nas rodovias, assim, estudos sobre a forma mais adequada de trafegar pelas estradas poderão ser feitos sem correr o risco de envolvimento em acidentes.

Espera-se que a fundação do centro e do museu traga resultados positivos, promovendo a educação e a conscientização das pessoas em relação à preservação do meio ambiente e acidentes de trânsito.

Os comandantes da 10ª Região, Coronel Marco Aurélio do Valle, e do 15º BPM, Tenente Coronel Elias, destacaram o bom desempenho do trabalho da Polícia e da PM de Meio Ambiente e a necessidade de preservar os recursos ambientais.

Autor: Bárbara Gonçalves

Sucesso de público no 1º Seminário de Meio Ambiente do Alto ParanaíbaSucesso de público no 1º Seminário de Meio Ambiente do Alto Paranaíba

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Patos de Minas, as Promotorias de Justiça de Defesa do rio São Francisco, a 10ª CIA de Polícia Militar do Meio Ambiente e Trânsito e o CIMA realizaram na quinta-feira (23) no Ginásio Poliesportivo do UNIPAM o 1º Seminário de Meio Ambiente do Alto Paranaíba.

Dois palestrantes foram convidados a abordar assuntos de relevência no que diz respeito ao meio ambiente. Assuntos que fazem parte de discussões em diversas partes do Brasil e do mundo, já que hoje a área ambiental é uma área bastante discutida pela sua preocupação com as gerações futuras.

As palestras abordaram temas como "Em busca do Desenvolvimento Sustentável" com o palestrante Dr. Ilmar Bastos Santos - Subsecretário de Gestão Ambiental Integrada da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do SEMAD/MG e "O Novo Direito Ambiental Brasileiro" com o palestrante Dr. Luciano Luz Badini Martins - Promotor de Justiça e Coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo do CAO/MA.

Milhares de alunos dos mais diversos cursos do UNIPAM prestigiaram o Seminário, além dos professores e demais profissionais que já atuam na área de Meio Ambiente, fazendo deste 1ª Seminário um sucesso de público, já que o ginásio ficou tomado pelos participantes.

O pronunciamento de abertura foi feito pelo Promotor Dr. Manoel Luiz Ferreira de Andrade. Ele enalteceu os palestrantes do evento e destacou a importância de esforços para defesa do Meio Ambiente. Dr. Manoel Andrade também fez questão de agradecer todos os parceiros que apoiaram o Seminário.

As palestras foram de alto nível e os participantes deixaram o local satisfeitos com a qualidade do evento.

Autor: Laila Siqueira.


Aproveitamos a oportunidade para agradecer os nossos ilustres palestrantes Dr. Ilmar Bastos e Dr. Luciano Badini, que foram de uma competência sem igual na apresentação desse Seminário.
E parabenizar toda a equipe que organizou o evento, principalmente o Dr. Manoel Luiz Ferreira de Andrade que conseguiu profissionais de alto gabarito para nos trazer mais experiência e conhecimento.


FOTOS

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Incêndio Florestal em Reserva de Patos de Minas

Ontem (22), tivemos uma triste e alarmante notícia, onde foram queimados aproximadamente 50 hectares de pastagem e reserva ambiental.

Este é o relato enviado pelo Tenente Arthur, comandante dos bombeiros de Patos de Minas:

A título de conhecimento, ontem combatemos este incêndio florestal localizado aos fundo do Bairro Jardim Panorâmico e Jardim Vitóra, com aproximadamente 50 hectares de área queimada, envolvendo pastagem e área de reserva em mata.
Tal atividade houve empenho do pessoal operacional de folga, de toda a tropa de serviço do dia e mais o reforço da parte administrativa da fração de Bombeiros.
Foram gastos vários caminhos de combate a incêndio de 6 mil litros, além do apoio de caminhoes pipa do DER e da Prefeitura. Empenhamos cerca de 12 Bombeiros na ocorrência.
Vale destacar as espécies de árvores listadas no boletim de ocorrência que foram queimadas. Segundo algumas testemunhas, uma família providenciou a mudança de sua residência com seus móveis, quando do incêndio, devido a possilidade de queima de sua residência.
O atendimento começou a partir das 16 horas e terminou aproximadamente às 02h00min da manhã.
Hoje ainda pela manhã, já tivemos dezenas de chamadas com novos focos. GU BM estão no local para o combate as chamas.


Basta uma bituca de cigarro para causar todo esse estrago.
Até quando teremos que ver esses desastres simplesmente pelo descuido e falta de conciencia humana???


Parabéns ao Tenente Arthur e toda sua equipe pelo brilhante trabalho realizado em Patos de Minas.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Solenidade de Posse do CIMA

A solenidade de Posse do CIMA contou com as presenças de autoridades e pessoas especiais para toda equipe de membros desta ONG.

Agradecemos todos que enriqueceram o nosso evento!

Links da Posse do CIMA:

Aproveitamos para relembrar que amanhã (quinta-feira) acontecerá o 1º Seminário de Meio Ambiente do Alto Paranaíba, às 19:30, no Ginásio do UNIPAM.

E na sexta-feira, às 09:00, na 10ª Cia PM Ind MAT, tem a Inauguração do Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito com a parceria dos Demolays, Filhas de Jó e Turma de Ciências Biológicas do UNIPAM.

Aguardamos todos vocês!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia da Árvore




Hoje, dia 21 de setembro, comemoramos um dia muito especial: O Dia da Árvore.


Nós do CIMA temos a satisfação de trabalhar em prol da natureza, principalmente no plantio de mudas na cidade e em locais degradados.


Faça a sua parte também. Plante, semeie e doe parte do seu tempo para as causas ambientais.


A natureza precisa de você!


Reuniões do CIMA toda 2ª terça-feira do mês, às 18:00, na 10ª Cia PM Ind MAT (em frente o Posto Cometa).

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Semana Ambiental em Patos de Minas

Convidamos todos vocês para os eventos que serão realizados semana que vem em prol do meio ambiente.

Dia 18: Barqueata, na parte da manhã (cancelada, devido baixo nível da água);
Dia 20: Posse da nova Diretoria do CIMA, às 19:00 no Teatro Municipal Leão de Formosa;
Dia 23: 1º Seminário de Meio Ambiente do Alto Paranaíba (www.unieventos.unipam.edu.br);
Dia 24: Inauguração do Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito; Local: 10ª Cia PM Ind MAT às 09h.
DIa 25: Plantio de mudas (Major Campos irá passar horário e local).

Contamos com a presença de todos!