quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CIMA participa de mais uma palestra para o projeto Bombeiros Mirins

O CIMA participou no último sábado com mais uma palestra ambiental para o projeto Bombeiros Mirins. O dia contou também com o plantio de mudas realizados pelos alunos.

Para conferir a reportagem CLIQUE AQUI

Confira também a reportagem sobre as outras palestras e ações já realizadas para este projeto pelo CIMA: CLIQUE AQUI

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CIMA participa de dia de acampamento de Bombeiros Mirins

Nos dias 06 e 07 de novembro, os alunos do Projeto Bombeiro Mirim participaram de um acampamento em uma fazenda próxima a Patos de Minas, com o objetivo de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas do projeto.

Durante os dois dias os alunos desenvolveram atividades como resgate de vítimas em locais difíceis, orientações de sobrevivência na mata, obstáculos em altura, civismo, além das atividades de recreação.

Na oportunidade, eles participaram de uma palestra com os representantes do Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA) sobre “A Responsabilidade Ambiental e a Importância da Preservação do Meio Ambiente”. Ao final da palestra os alunos produziram uma frase abordando a importância de proteger o meio ambiente. A melhor frase será premiada no dia da formatura dos alunos.

Os alunos durante o acampamento contaram com a participação de alguns pais que apoiaram a atividade.

Estiveram visitando o acampamento na oportunidade, o Reitor do Centro Universitário de Patos de Minas, professor Raul Scher, o Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças do UNIPAM, professor Milton Roberto de Castro Teixeira, o Comandante do 1º Pelotão da 2ª Cia de Patos de Minas, Tenente Arthur, a Secretária Municipal de Educação, professora Maria Aparecida Braz Pereira e o empresário José Ribeiro de Carvalho.

O que é o Projeto Bombeiro Mirim

O Projeto Bombeiro Mirim, é uma parceria do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) em parceria com o 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais – Patos de Minas. O projeto atende 64 crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 15 anos, de diversas escolas da cidade.

O objetivo principal do “Bombeiro Mirim” é conscientizar estas crianças e adolescentes quanto à importância da prevenção de acidentes e sinistros.

Através de aulas teóricas e práticas os alunos aprendem ações preventivas que minimizam acidentes e sinistros e que consequentemente diminuem o número de vítimas. O programa visa ainda conter o crescimento da violência e da criminalidade, retirando as crianças das ruas, transmitindo-lhes conhecimentos e valores morais correspondentes ao exercício de suas funções, visando uma conveniência harmônica na comunidade.

As aulas acontecem no UNIPAM as segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 11h e das 14h às 17h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Começa hoje o 3º COMEIA - Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias

Hoje começa o 3º COMEIA - Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias, o qual o CIMA sempre participa como parceiro.

A Faculdade de Engenharia e Ciências Agrárias (FAECIA) do Centro Universitário de Patos de Minas, através dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Química promovem, entre os dias 08 e 12 de novembro de 2010, o 3º COMEIA Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias, com o tema: Ciência, Tecnologia e Inovações para o Alto Paranaíba. Palestras simultâneas para as cinco diferentes áreas dos cursos da FAECIA mostrarão as inovações tecnológicas que podem auxiliar no desenvolvimento regional do Alto Paranaíba.

O objetivo do evento é oportunizar aos participantes a apresentação e a discussão de temas atuais e inovadores que venham a atender as necessidades daqueles que visam melhorias agrárias e ambientais.

mais informações: www.unipam.edu.br/comeia


O CIMA disponibiliza alguns convites para este evento, quem quiser é só entrar em contato pelo email cimapatos@gmail.com

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CIMA participa de Curso Integrado de Resgate



O CIMA participou do Curso Integrado de Resgate promovido pelo Corpo de Bombeiros de Patos de Minas a convite do Ten. Arthur.
Esse curso foi realizado no sesc/senat do dia 25 ao dia 29 de outubro em horário integral.
Participaram diversas entidades, entre elas o CIMA.
A iniciativa do curso foi do Corpo de Bombeitos de Patos de Minas, onde o Sub. Ten. Fernandes e o Cb. Claudio ensinaram diversas técnicas de resgate aos alunos, como salvamento aquático, acidente de carro, picadas de animais peçonhentos, queimaduras, alergias, diabetes e outros.
No curso os alunos aprenderam quais os procedimentos corretos com uma vítima consciente ou inconsciente, sendo de grande importância para ajudar a salvar vidas.
No final, os alunos fizeram uma prova teórica e prática para aprová-los ou não como socorristas.
A solenidade de entrega dos certificados contou com inúmeras autoridades, como representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Sistema Prisional, Prefeitura, CIMA, entre outros.
O CIMA parabeniza toda a organização e os novos resgatistas e alerta que o meio ambiente também está voltado para o bem estar do ser humano, por isso a importância desse aprendizado.


Fotos