segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NOVA DIRETORIA DO CIMA TOMA POSSE NO FIM DE AGOSTO E JÁ TRAÇA PLANO DE ATUAÇÃO




Membros da Gestão 2012/2014 já começaram a trabalhar em prol do Meio Ambiente

 Por Simone Marques*

Fundado há 12 anos o CIMA - Conselho Integrado de Meio Ambiente, atua nas causas de preservação ambiental na região do alto Paranaíba, nas bacias dos rios São Francisco e Paranaíba. A nova diretoria para gestão 2012/2014 tomou pose essa semana e terá como presidente o militar reformado Waldir Xavier Barbosa que por vários anos trabalhou na 10º Companhia Independente de Meio Ambiente e Transito. Também foram empossados: José Humberto Alves (vice-presidente), José Maria Resende (secretário) e Altamir Aparecido Botelho (tesoureiro), além do Conselheiro Técnico, Major Clébson Veríssimo de Almeida. Os novos conselheiros também são pessoas das mais diversas áreas de atuação profissional e que lutam pela questão ambiental. A pose da nova diretoria foi bastante prestigiada e contou com a presença de autoridades civis, militares e ambientalistas. 

História - Durante os mais de 12 anos da sua existência, o CIMA vem colaborando nas atividades de preservação do meio ambiente na região do Alto Paranaíba, nas bacias do Rio São Francisco e na sub-bacia do Rio Paranaíba. O CIMA foi criado de acordo com lei estadual nº 11.404, de 25 de janeiro de 1994, c/c a lei 9.790 de 23 de março de 1999 e é considerado como uma organização da sociedade civil de interesse público, moralidade, publicidade e eficiência. tem como alguns de seus principais objetivos:
- incentivar o bom relacionamento da comunidade, autoridades e lideranças locais com os membros da polícia militar de meio ambiente e demais órgãos ambientais;
- promover palestras, conferências, fóruns de debates, campanhas educativas e outros empreendimentos que orientem a comunidade na proteção e preservação do meio ambiente,
- realizar estudos para viabilizar sugestões no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas; 
- e garantir o desenvolvimento sustentável e um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Atuar, preventivamente, sobre fatores como a degradação ambiental foram metas estipuladas pelos co-fundadores e ex-presidentes do cima que, nesta noite solene, não poderiam ser esquecidos. Por isso, gostaríamos de lembras os valorosos trabalhos do Coronel Geraldo Donizete Luciano; dos senhores José Teixeira e Moura (o Zé Português), de Altamir Aparecido Botelho, do Major Clebson Veríssimo de Almeida, e ainda os ex-presidentes, os senhores, Antônio Celso Lamounier  Costa e Célio Humberto Rodrigues, a senhora Lumena Teixeira de Araújo e a senhorita Luiza de Araujo e Silva, além de vários outros que ainda hoje, fazem parte deste conselho.

* Simone Marques é jornalista e membro do CIMA. 
** Foto reprodução: Patos Notícias.