terça-feira, 6 de março de 2012

CIMA ministra duas aulas para os Bombeiros Mirins




No dia 05 de março o CIMA realizou mais uma vez a parceria com o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, onde ministra aula para as turmas dos Bombeiros Mirins sobre meio ambiente.

Forma duas aulas, uma para a turma da manhã e uma para a turma da tarde, ensinando para as crianças e adolescentes a importância de cada um fazer a sua parte para proteger o nosso bem maior e para proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Luiza ressaltou as dicas simples que cada um pode fazer no dia a dia em suas casas, escola e com os amigos para que isso se torne um hábito na vida de cada um.

Ainda foi feito o concurso de frases, onde cada um tem 5 minutos para fazer uma frase no final dessa aula sobre o meio ambiente. As duas melhores frases serão premiadas no dia da formatura.

Projeto “Bombeiro Mirim” ajudou a salvar uma vida

O Projeto Bombeiro Mirim tem como objetivo desenvolver nos participantes do Projeto Bombeiros Voluntários Mirim a percepção de riscos, agregando valores de uma cultura preventiva, proporcionando ainda mudanças comportamentais, com vistas a torná-los multiplicadores de informações que irão irradiar em suas famílias e em suas comunidades.Em Patos de Minas o aprendizado valeu o salvamento de uma vida.Usando técnicas aprendidas no curso Vinícius Santos Silva de 16 anos, formado na turma de 2011, colocou em prática o aprendizado.Vinícius estava na companhia de um amigo, cavalgando nas proximidades do Ribeirão da Cota, comunidade de Aragão, quando seu amigo caiu no RibeirãoPercebendo que seu amigo estava se afogando, Vinícius agiu rápido. Utilizando de técnicas de salvamento aquático, conseguiu retirar a vítima de dentro da água e prestou os primeiros socorros.A ação rápida e precisa de Vinícius possibilitou o salvamento.O Corpo de Bombeiros não consegue estar presente em todos os locais de ocorrência de acidentes. E em casos de afogamento, principalmente, os minutos são muito valiosos, já que em poucos instantes pode se perder uma vida, ressaltou.Marcos Antonio Dias - primeiro sargento do corpo de bombeiros de Patos de Minas Falou ainda da importância de repassar técnicas básicas de salvamento, como é feito no projeto “Bombeiro Mirim”.Criado em 2010, todos os anos uma nova turma se forma. São crianças e adolescentes que aprendem como agir em situações adversa. Para o Corpo de Bombeiros, é gratificante presenciar uma situação inusitada como esta, e que graças ao Vinícius, terminou com o final feliz.Em 2012 o projeto já recebe 100 crianças, que durante alguns meses vão aprender as técnicas salvamento tanto teoria, quanto na prática.No Sest Senat foi feita uma representação de como o treinamento acontece para os alunos que já passaram pelo curso.