sábado, 28 de fevereiro de 2009

Convite: Inauguração do Quartel PM de Meio Ambiente em São Gonçalo do Abaeté

A Presidente do CIMA, Lumena Teixera de Araújo, o Comandante da Décima Região da Polícia Militar, Coronel PM Marco Aurélio do Valle, o Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel PM Elias Perpétuo Saraiva e o Comandante da Décima Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major PM Roberto Carlos de Campos, convidam para a solenidade de inauguração da nova estrutura física do Quartel do Destacamento de Polícia Militar e do Grupo de Polícia Militar de Meio Ambiente, do município de São Gonçalo do Abaeté, a ser realizada no dia 06 de março de 2009, às 15:00 horas.

Local: Rua 12 de Junho, nº 341, B. Centro, São Gonçalo do Abaeté/MG.

O CIMA repassou a verba para construção deste Quartel, que está situado numa cidade que precisa muito de atenção e segurança em relação ao meio ambiente.

É o CIMA mais uma vez ajudando a proteger a natureza.

Contamos com a presença de todos!


Att.


Lumena Teixeira de Araújo - Presidente do CIMA

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PM de Meio Ambiente apreende armas, pássaros e pescados irregulares durante o Carnaval

A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu armas de fogo, peixes e materiais de pesca predatória e mais de 60 pássaros da fauna silvestre que eram mantidos em cativeiro sem autorização do IBAMA.
Os pássaros estavam em uma casa na cidade de Coromandel. O criador possui autorização do IBAMA, mas dos 101 animais mantidos no local, 66 estavam em situação irregular. São 61 canários da terra, 03 pintassilgos e 02 bigodinhos. Os pássaros foram soltos em local seguro e o proprietário preso em flagrante.

Ainda no município de Coromandel os policiais de meio ambiente prenderam em flagrante o proprietário da Fazenda Luciana sob a acusação de pesca predatória e caça às margens do Rio Dourado. Eles foram até o local para cumprir um mandado de busca e apreensão e encontraram um verdadeiro arsenal.
O proprietário da Fazenda tinha 01 espingarda cal 22, 01 espingarda cal 36, 01 carabina cal 44, 02 revólveres cal 38, 01 garrucha cal 380, 01 espingarda de mergulho, 261 cartuchos cal 12, 96 cartuchos cal 38, 57 cartuchos cal 22 e 07 cartuchos cal 44. Os policiais ainda aprenderam cinco redes e 15 quilos de pescado. Além de preso o produtor foi autuado e terá que pagar uma multa no valor de R$ 1.790,00.

Na região de Três Marias os policiais militares encontraram redes, tarrafas e fisgas que são de uso proibido para pescadores amadores. O proprietário deste material também mantinha, em cativeiro, um pássaro preto e um papagaio que são pássaros da Fauna Silvestre brasileira.

Além disso os militares encontraram um revólver calibre 32 e mais de 100 munições de diversos calibres. O proprietário deste material foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia de Três Marias.

Fonte: www.patoshoje.com.br

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval

Carnaval chegou, que todos descansem bastante porque no início de março começam as reuniões novamente.

Lembrem-se que carnaval é o feriado marcado pelos desperdícios, nós como ambientalistas temos o dever de evitá-los.

Bom feriado para todos vocês.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Manejo Florestal tem nova Resolução

Foi publicada dia 06/02/2009 no Diário Oficial da União, a Resolução Conama 406/09 que estabelece parâmetros técnicos a serem adotados na elaboração, apresentação, avaliação técnica e execução de Plano de Manejo Florestal Sustentável - PMFS com fins madeireiros, para florestas nativas e suas formas de sucessão no bioma Amazônia.

As justificativas para publicação da norma foram: a descentralização da gestão florestal; normas estaduais divergentes e menos restritivas que normas federais; necessidade de definição de parâmetros mínimos de manejo florestal; vinculação de normas e diretrizes nos estados a partir de resoluções CONAMA; integração dos Sistemas de Licenciamento da Atividade Florestal (Resolução Conama. 379/06)‏ e melhoria e padronização dos processos fiscalizatórios.

O conteúdo da Resolução trata da classificação dos planos de manejo florestal, estabelece diâmetro mínimo de corte, da definição de intensidade de corte, da intensidade máxima permitida, da produtividade anual da floresta e do ciclo de corte inicial‏

Segundo Antônio Carlos Hummel , diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama , “essa Resolução representa muito para a consolidação das estratégias ligadas ao fortalecimento do marco legal sobre manejo florestal e de combate ao desmatamento na Amazônia”. Hummel lembra, ainda, que a Resolução traz inúmeros ganhos ambientais, tais como: a não geração de crédito fictício (esquentamento de madeira); minimização dos impactos e danos na floresta; conservação da biodiversidade; manutenção da floresta em pé; valorização do manejo florestal e manutenção dos serviços ambientais.

Fonte: DBFlo/Ibama