terça-feira, 26 de outubro de 2010

Projetos Integrar e Bombeiro Mirim têm comemoração especial no fim de semana

Os alunos dos Projeto Integrar e Bombeiro Mirim tiveram um fim de semana especial. O Unipam, Corpo de Bombeiros e parceiros dos dois projetos desenvolveram inúmeras atividades para comemorar o mês da criança. Na enorme área de lazer do Clube Integrar, a criançada fez a festa.

A tiroleza armada pelo Corpo de Bombeiros fez o maior sucesso. A criançada se divertiu também nas piscinas do clube e com as inúmeras atividades preparadas pelos coordenadores. O Projeto Integrar e o Projeto Bombeiro Mirim têm o Unipam como principal parceiro e o objetivo é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes que vivem em situação de risco.

O projeto mais recente é o Bombeiro Mirim. São 50 crianças e adolescentes que, através da parceria entre Companhia do Corpo de Bombeiros e o Unipam, recebem aulas de reforço e natação, apoio psicológico, noções de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e salvamento e atividades de combate às drogas, proteção ao meio ambiente e cidadania.

De acordo com o tenente Arthur, o Projeto Bombeiro Mirim foi implantado para melhorar a vida das crianças que vivem em situação de risco social. Ele disse que os integrantes foram selecionados nas duas regiões da cidade com maior índice de violência.

O Projeto é desenvolvido nas dependências do Unipam em atividades que acontecem três vezes por semana.


Autor: Maurício Rocha / www.patoshoje.com.br

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Convite: Curso Integrado de Resgate Básico

Trata-se de um curso de primeiros socorros, que permite aos alunos aprenderem técnicas de reanimação, imobilização e estabilização de vítimas em caso de traumas e emergências clínicas.

É um curso básico de atendimento pré-hospitalar, importante para que a vítima seja conduzida para uma unidade de pronto-socorro com os sinais vitais básicos preservados.

Será oferecido certificado, oferecendo ao aluno a aptidão para socorrista.

Os alunos serão provenientes das forças de segurança pública (PMMG, PCMG, CBMMG, PRF, EB), Sest/Senat e o CIMA.


Fonte: Ten. Arthur - Comandante do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reunião mensal do CIMA acontece amanhã

Amanhã, 19 de outubro, acontece a reunião mensal do CIMA às 18 horas, na 10ª Cia PM Ind MAT (em frente o Posto Cometa).


Todos estão convidados!


Lembrando que as reuniões mensais do CIMA são todas as segundas terças-feiras de cada mês.

Desmatamento na Amazônia Legal cai 47% em agosto

O desmatamento na Amazônia Legal, em agosto, ficou 47% menor na comparação com agosto de 2009, passando de uma área de 498 quilômetros quadrados para 265 quilômetros quadrados. "Este é um ótimo resultado, mas temos que avançar. Não precisamos ter desmatamento na Amazônia", avaliou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Os dados são produzidos pela Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe).

Em 2008, segundo dados divulgados hoje, 756 quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia legal e, no ano seguinte, esse território passou para 498 quilômetros quadrados, uma queda de 34%. "Verificamos um padrão de redução do desmatamento sustentável: caiu em 2009 e caiu agora", disse a ministra, atribuindo esse resultado ao planejamento e à fiscalização ambiental. Os Estados que compõem a Amazônia Legal são: Pará, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Maranhão, Roraima, Acre, Tocantins e Amapá. A expectativa é de que, até o fim de novembro, o Ministério do Meio Ambiente anuncie todos os dados consolidados.

Desmate nos Estados


Entre os Estados mencionados, o Amazonas foi o único a apresentar aumento do desmatamento de janeiro a agosto na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o crescimento nesse Estado foi de 26% no período, passando de uma área de 87,6 para 110,71 quilômetros quadrados. Os demais oito Estados da região apresentaram redução no período.

A ministra do Meio Ambiente afirmou que o Amazonas tem demonstrado aumento do desmatamento, mas que o ministério está atacando o crescimento dessa atividade. "O desmatamento é um crime ambiental, que combateremos assim como também combatemos o crime tributário, porque quem faz isso, sonega, além de realizar outros crimes", comentou.

Já o coordenador-geral de zoneamento e monitoramento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), George Ferreira, salientou que parte do aumento verificado no Amazonas é por conta das nuvens que cobriam o Estado no ano passado e impediam a verificação. A ministra enfatizou, porém, que equipamentos novos conseguirão identificar a situação real das áreas, mesmo quando há incidência de nuvens nas regiões verificadas, e que eles já estão em processo de ajuste. "A questão das nuvens está deixando de ser um gargalo. Isso ficará para o próximo governo", afirmou.

No Pará, houve redução de 53% da área desmatada de janeiro a agosto, passando de 1.275 quilômetros quadrados nos primeiros oito meses de 2009 para 599 quilômetros quadrados este ano. No Mato Grosso, a queda foi de 40%, de 756 quilômetros quadrados para 452 quilômetros quadrados. Em Rondônia a redução foi de 151 quilômetros quadrados para 122 quilômetros quadrados (-19%); no Maranhão, de 100 quilômetros quadrados para 61 quilômetros quadrados (-38%).

Em Roraima, de 50 quilômetros quadrados para 30 quilômetros quadrados (-39%); no Acre, de 10 quilômetros quadrados para 7 quilômetros quadrados (-28%) e, em Tocantins, de 19 quilômetros quadrados para 6 quilômetros quadrados (-66%). No Amapá, não foi identificada nenhuma área de desmatamento de janeiro a agosto deste ano. No mesmo período de 2009, estava em 4 quilômetros quadrados.


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/08102010/25/manchetes-desmatamento-na-amazonia-legal-cai.html

TEOLOGIA MORAL DA MANGA

O velho caipira, com cara de amigo, que encontrei num Banco, estava esperando para ser atendido. Ele ia abrir uma conta.

Começo de um novo ano... Novas perspectivas... E como não podia deixar de ser, também começou ali um daqueles papos de fila de banco. Contas, décimo terceiro que desapareceu, problemas do Brasil, tsunami... Será que vai chover?

Mas em determinado momento a conversa tomou um rumo:

- Qual é então o maior problema do Brasil para ser resolvido?

E aí o representante rural, nosso querido “Mazzaropi da modernidade" falou com um tom sério demais para aquele dia:

- O Maior Problema do Brasil é que sobra muita manga!

Tentei entender a teoria... Fez-se um silêncio e ele continuou:

- O senhor já viu como sobra manga hoje debaixo das árvores? Já percebeu como se desperdiça manga? Sim... Creio que todos já percebemos isto... Onde tem pé de manga, tem sobrado manga...

E aí ele continuou:

- Num país onde mendigo passa fome ao lado de um pé de manga... Isso é um absurdo! Num país que sobra manga tem pouca criança. Se tiver pouca criança as casas são vazias... Ou as crianças que tem já foram educadas para acreditar que só "ice cream" e jujuba são sobremesas gostosas. Boa é criança que come manga e deixa escorrer o caldo na roupa... É sinal que a mãe vai lavar, vai dar bronca, vai se preocupar com o filho. Se for filho tem pai... Se tiver pai e manga de sobremesa é por que a família é pobre... Se for pobre, o pai tem que ser trabalhador... Se for trabalhador tem que ser honesto... Se for honesto, sabe conversar... Se souber conversar, os filhos vão compreender que refeição feliz tem manga, que é comida de criança pobre e que brinca e sobe em árvore... Se subir em árvore, é por que tem passarinho que canta e espaço para a árvore crescer e para fazer sombra... Se tiver sombra tem um banco de madeira para o pai chegar do trabalho e descansar... Quem descansa no banco, depois do trabalho, embaixo da árvore, na sombra, comendo manga é por que toca viola... E com certeza tá com o pé na grama... Quem pisa no chão e toca música tem casa feliz... Quem é feliz e canta com o violeiro, sabe rezar... Quem sabe rezar sabe amar... Quem ama, se dedica... Quem se dedica, ama, reza, canta e come manga, tem coração simples... Quem tem coração assim, louva a Deus. Quem louva a Deus, não tem medo... Nada faltará porque tem fé... Se tiver fé em Deus, vê na manga a providência divina... Come a manga, faz doce, faz suco e não deixa a manga sobrar... Se não sobra manga, tá todo mundo ocupado, de barriga cheia e feliz. Quem tá feliz... Não reclama da vida em fila do banco...

Daí fez-se um silêncio...



Rubem Alves

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Diário de um cachorro

1ª semana:
- Hoje completei uma semana de vida. Que alegria ter chegado a este mundo!

PRIMEIRO MÊS:
Minha mamãe cuida muito bem de mim. É uma mãe exemplar!

2 meses:
- Hoje me separaram de minha mamãe. Ela estava muito inquieta e, com seu olhar, disse-me adeus. Espero que a minha nova 'família humana ' cuide tão bem de mim como ela o fez.

4 meses:
- Cresci rápido; tudo me chama a atenção. Há várias crianças na casa e para mim são como 'irmãozinhos'. Somos muito brincalhões, eles me puxam o rabo e eu os mordo de brincadeira.

5 meses:
- Hoje me deram uma bronca. Minha dona se incomodou porque fiz 'pipi' dentro de casa. Mas nunca me haviam ensinado onde deveria fazê-lo. Além do que, durmo no hall de entrada. Não deu para agüentar.

8 meses:
- Sou um cão feliz! Tenho o calor de um lar; sinto-me tão seguro, tão protegido... Acho que a minha família humana me ama e me consente muitas coisas. O pátio é todinho para mim e às vezes me excedo, cavando na terra como meus antepassados, como os lobos quando escondiam a comida. Nunca me educam, deve ser correto tudo que faço.!

12 meses:
- Hoje completo um ano. Sou um cão adulto. Meus donos dizem que cresci mais do que eles esperavam. Que orgulho devem ter de mim!!

13 meses:
- Hoje me acorrentaram e fico quase sem poder movimentar-me até onde tem um raio de sol ou quando quero alguma sombra. Apontam o dedo pra mim e dizem que vão me observar e que sou um ingrato. Não compreendo nada do que está acontecendo.

15 meses:
- Já nada é igual... Moro na varanda. Sinto-me muito só. Sinto que minha família já não me quer! Às vezes esquecem que tenho fome e sede. Quando chove, não tenho um teto que me abrigue...

16 meses:
- Hoje me desceram da varanda. Estou certo de que minha família me perdoou. Eu fiquei tão contente que pulava com gosto. Meu rabo parecia um ventilador. Além disso, vão me levar passear! Nos direcionamos para a rodovia e de repente, pararam o automóvel. Abriram a porta e eu desci feliz, pensando que passaríamos nosso dia no campo. Não compreendo porque fecharam a porta e se foram. 'Ouçam, Esperem!' lati... ei!!! esqueceram de mim... Corri atrás do carro com todas as minhas forças. Minha angústia crescia ao perceber que perdia o fôlego e eles não paravam. Haviam me esquecido.

17 meses:
- Procurei em vão achar o caminho de volta ao lar. Estou e sinto-me perdido! No meu caminho existem pessoas de bom coração que me olham com tristeza e me dão algum alimento. Eu lhes agradeço com o meu olhar, desde o fundo de minha alma. Eu gostaria que me adotassem: seria leal como ninguém! Mas somente dizem: 'pobre cãozinho, deve ter estar perdido.'

18 meses:
- Um dia destes, passei perto de uma escola e vi muitas crianças e jovens como meus 'irmãozinhos'. Aproximei-me e um grupo deles rindo, me jogou uma chuva de pedras 'para ver quem tinha a melhor pontaria'. Uma dessas pedras feriu-me o olho e desde então, não enxergo com ele.

19 meses:
- Parece mentira Quando estava mais bonito, tinham compaixão de mim. Já estou muito fraco; meu aspecto mudou. Perdi o meu olho e as pessoas me mostram a vassoura quando pretendo deitar-me numa pequena sombra.

20 meses:
- Quase não posso mover-me! Hoje, ao tentar atravessar a rua por onde passam os carros, um me jogou! Eu estava no lugar seguro chamado 'calçada', mas nunca esquecerei o olhar de satisfação do condutor, que até se vangloriou por acertar-me. Quisera que tivesse matado! Mas só me deslocou as cadeiras! A dor é terrível! Minhas patas traseiras não me obedecem e com dificuldade arrastei-me até a relva, na beira do caminho.

Faz dez dias que estou embaixo do sol, da chuva, do frio,sem comer. Já não posso mexer-me! A dor é insuportável! Sinto-me muito mal; fiquei num lugar úmido e parece que até o meu pelo esta caindo... Algumas pessoas passam e nem me vêem; outras dizem: 'não chegue perto'. Já estou quase inconsciente; mas alguma força estranha me faz abrir os olhos. A doçura de sua voz me fez reagir. 'Pobre cãozinho, olha como te deixaram',dizia... junto com ela estava um senhor de avental branco. Começou a tocar-me e disse: 'Sinto muito senhora, mas este cão já não tem remédio'.

'É melhor que pare de sofrer'.
A gentil dama, com as lágrimas rolando pelo rosto, concordou. Como pude, mexi o rabo e olhei-a, agradecendo-lhe que me ajudasse a descansar. Somente senti a picada da injeção e dormi para sempre, pensando em *porque tive que nascer se ninguém me queria...*




Ajude a abrir a consciência dos ignorantes e, assim, poder acabar com os maus tratos aos animais, especialmente com o problema de abandono de cães de rua.