domingo, 20 de dezembro de 2009

Copenhague: uma vergonha mundial!

O chamado "Acordo de Copenhague" foi aprovado no sábado com relutância e sem unanimidade, como exige o procedimento das Nações Unidas. Um acordo que deveria tomar medidas urgentes para salvar o futuro do planeta acabou sendo um festival de discordâncias e sem valor algum.

Esse acordo deveria prever ações para a manutenção do aumento da temperatura global a 2ºC. Por outro lado, o acordo não prevê qualquer redução de emissões dos gases que provocam o efeito estufa para que isso seja possível.

O documento prevê a criação de um fundo emergencial de US$ 30 bilhões pelos próximos três anos, para ajudar países pobres a combater causas e efeitos das mudanças do clima; além de angariar fundos para financiamentos de longo prazo de até US$ 100 bilhões até 2020.

Com dois anos de preparação e duas semanas de encontro o resultado foi um documento sem valor legal que contém apenas 12 parágrafos, sem metas, apenas com valores que nem foram explicados como serão captados e administrados. Isso para resolver o grande problema climático do mundo?

No final ficou claro que serão necessárias novas negociações em 2010 para que uma nova estratégia global possa ser discutida. O que estão esperando, catástrofes?

Enquanto os interesses políticos falam mais alto, a revolta da natureza continua cada vez maior...

Nenhum comentário: