sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Palestra na Comunidade Lanhosos

Hoje (31/10) a Secretária do CIMA Srta. Luiza Araújo, o Sr. Cabo Ricardo, Sr. Sargento Alfredo e Sr. CaboSouza, militares da 10ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, estiveram na Escola Municipal Delfim Moreira na Comunidade Lanhosos para ministrar uma palestra sobre crimes ambientais e a importância do cadastramento de água.

A palestra foi realizada para crianças e adolescentes da educação infantil a 8ª série, onde o Sr. Sgto. Alfredo explicou a importância de não desmatar, cometer queimadas, destruir o habitat dos animais para que estes não sejam exintos e não invadam a cidade causando uma ameaça trazendo doenças e perigo à população. Ele ainda mostrou várias fotos de animais silvestres apreendidos na região de Patos de Minas, muitas vezes mortos devido ao estresse causado por estar fora de seu ambiente natural e pelos maus tratos dos traficantes desses animais.

A Secretária Srta. Luiza pediu para os alunos alertarem os pais sobre o cadastramento de água, que é obrigatório para todos que fazem uso de águas dos rios. Orientou que este cadastramento está sendo feito pela Polícia Militar e pelo CIMA gratuitamente, basta o proprietário levar Identidade e CPF. Este cadastro deve ser feito até dia 31 de dezembro, tornando-se passível de multa quem não o fizer até essa data.
Srta. Luiza acrescentou que todos devem lembrar que a partir de sábado agora começa a Piracema, época que a pesca está restrita para que a fauna aquática possa fazer a reposição das espécies.

Os alunos aproveitaram para esclarecerem diversas dúvidas sobre o meio ambiente e depois todos participaram do plantio de 180 mudas doadas pelo IEF de Patos de Minas.

O CIMA agradece a Diretora da Escola, Sra. Esmeralda e toda sua equipe que nos recebeu com muito carinho.

Texto: Assessoria de Comunicação do CIMA

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

10ª Cia PM Ind MAT comemora seu segundo aniversário

O CIMA e Parceiros parabenizam a 10ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito pelo seu segundo aniversário.

É inquestionável a dedicação dos militares desta Companhia, principalmente na defesa das causas ambientais.

O CIMA sente-se orgulhoso de ter como parceiro a 10ª Cia PM Ind MAT que apesar de tão nova já é modelo para tantas outras cidades.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades civis e militares.
Foram entregues as medalhas de mérito militar grau bronze e prata e duas mulheres de militares que morreram em serviço foram homenageadas com medalhas.
Militares pertencentes a Unidade e transferidos para reserva nos últimos dois anos receberam um certificado em reconhecimento aos bons serviços prestados a Instituição.

A Presidente Sra. Lumena Teixeira parabeniza o Ilmo. Comandante Major Campos por seu destaque notável frente a Polícia Militar e parabeniza também todos os homenageados.
Aproveita para agradecer todo o carinho e apoio que esta instituição tem dado para o CIMA em todas as suas ações de proteção ambiental.

Para ver as fotos do evento CLIQUE AQUI


Texto: Assessoria de Comunicação do CIMA

Piracema começa neste sábado

A partir deste sábado (01/11) está restrito a pesca nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Grande e Paranaíba e na bacia hidrográfica do Leste.

De acordo com as portarias, nas bacias do São Francisco e Leste, fica proibida, durante o período da piracema, a prática de atos de pesca para todas as categorias, no perímetro compreendido entre mil (1.000) metros acima e mil (1.000) metros abaixo das barragens, usinas hidrelétricas, cachoeiras e corredeiras e a menos de 500 metros de raio da confluência e desembocadura de rios, lagoas, canais e tubulações de esgotos e em locais proibidos pelas legislações estadual e federal. Na bacia hidrográfica do Rio Grande, a portaria 193 estabelece o perímetro compreendido entre mil e quinhentos (1.500) metros acima e mil e quinhentos(1.500) metros abaixo das barragens, usinas hidrelétricas, cachoeiras e corredeiras.

O período da piracema é fundamental para a reposição das espécies que vivem nos rios, barragens e represas do Estado.

O período da Piracema vai até o dia 28 de fevereiro de 2009.

Texto: Assessoria de Comunicação do CIMA

Fonte: Agencia Minas

sábado, 18 de outubro de 2008

Aula sobre o CIMA na Pós Graduação no UNIPAM

A aula da Sra. Presidente Lumena no UNIPAM contou com a presença de alunos da Pós Graduação de Educação Ambiental, o Professor Sandro e a secretária Luiza.

O que era pra ser uma aula acabou se tornando um bate-papo descontraído e recheado de perguntas sobre o Meio Ambiente em Patos de Minas.

A Sra. Lumena esclareceu dúvidas sobre atividades do CIMA e parceiros, Meio Ambiente na Prefeitura.

Os alunos e professor participaram também com depoimentos de experiências em suas cidades, como Vazante, Patrocínio e Uberlândia.

O professor sugeriu de levar os alunos para visitar alguns pontos de Patos de Minas e verificarem a situação do meio ambiente, com isso farão um documento com sugestões para entregar a nova Prefeita de Patos, onde o mesmo pediu apoio da Sra. Lumena para ajudar redigir este documento e dar apoio neste.

A noite que era pra ser com uma aula breve, ocupou todos os horários devido a importância do assunto discutido, que é o Meio Ambiente em Patos de Minas e destacou-se a receptividade excelente de todos os alunos que demonstraram o quanto a aula foi produtiva.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

CIMA na Internet

Matérias que saíram na internet do CIMA comemorando com o Banco do Brasil seus 200 anos em São Gonçalo do Abaeté.

Patos Notícias CLIQUE AQUI

Patos Hoje CLIQUE AQUI

Agradecemos todo o apoio que estes sites estão dando para o CIMA divulgando nossas ações de preservação do meio ambiente.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

200 anos de BB em São Gonçalo do Abaeté em parceria com o CIMA

Hoje o Banco do Brasil de São Gonçalo do Abaeté comemorou os 200 anos de BB com um evento cujo tema era: Banco do Brasil 200 Anos Fazendo o Futuro.

Contou com presença de lideranças locais, funcionários e alunos destaques de 6ª a 8ª série da Escola Municipal Profª. Maria José Dutra.

Este evento teve parceria com o CIMA, IEF e 10ª Cia PM Ind MAT que participaram do evento doando 200 mudas e também foram distribuídos panfletos ensinando como plantar e cuidar delas.

A manhã iniciou com a benção do Padre, posteriormente o gerente Hélio Porto deu início aos discursos e a cerimônia, onde agradeceu o CIMA, todos os presentes e a família Banco do Brasil. Hélio ainda falou sobre o trabalho que o Banco do Brasil tem realizado em todo o país.

Foram homenageados os clientes mais antigos do Banco e uma funcionária que representou todos os outros.

Em seguida, a Sra. Lumena Presidente do CIMA foi convidada para falar rapidamente sobre a atuação do CIMA na região, a mesma aproveitou a oportunidade para parabenizar o BB pela iniciativa de educação ambiental nesta comemoração, ela citou que este é um banco diferenciado onde o gerente não preocupa somente com as transações e sim, em primeiro lugar, com a população. A Sra. Lumena ainda premiou os alunos que respondesse perguntas relacionadas com este evento.

O evento ainda teve participação do Prefeito de São Gonçalo do Abaeté Sr. Fabiano que acrescentou que o BB é fundamental para o progresso da cidade de São Gonçalo e Varjão de Minas.

A cerimônia finalizou com um belo lanche de confraternização, a distribuição de mudas e muita emoção dos homenageados.

Para ver as fotos clique AQUI.

domingo, 12 de outubro de 2008

FLOR DE GARRAFA PET para a criançada comemorar hoje...

Feliz dia das crianças para todos os filhos e para os pais que um dia já foram crianças também.


Atenção
fazer com acompanhamento de um adulto...

Materiais:
  • Garrafas PET
  • tampinhas variadas
  • palitos para churrasco
  • fita mimosa
  • Verniz Acrílico Brilhante
  • tinta Acrílica verde, branca e preta
  • giz de cera vermelho para as bochechas
  • cola quente

Como fazer:
  1. Pinte as tampinhas fazendo carinhas
  2. Deixe secar e passe o verniz
  3. Pinte os palitos de churrasco de verde e depois passe o verniz
  4. Corte os fundo das garrafas PET, cole as carinhas feitas de tampinhas com cola quente
  5. Faça lacinhos com a fita mimosa e cole nas flores
  6. Cole o palito de churrasco nas costas das flores
  7. Por último faça folhas com a garrafa verde e fure com “prego” quente, passe pelo palito e cole com cola quente
Aproveitem bastante!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Palestra sobre o CIMA no UNIPAM

No dia 17 próximo, às 18:00h, a Dra. Lumena realizará uma palestra para a turma de Pós-graduação em Educação Ambiental no UNIPAM, falando sobre as atividades que têm sido realizadas pelo CIMA.

Minas desempenha papel importante no combate ao aquecimento global

As matas nativas mineiras são responsáveis pelo seqüestro de 1,5 bilhão de toneladas de gás carbônico (CO2) por ano. Considerando que, de acordo com avaliações efetuadas em 2005, no mesmo período as emissões no estado são da ordem de 156 milhões de toneladas de CO2, Minas Gerais desempenha papel importante no combate ao aquecimento global.

Para ver texto completo clique AQUI.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

X SIMAI - Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade

Data: 12, 13 e 14 de novembro de 2008

Local: Auditório Pavilhão Branco do Expo Center Norte - São Paulo - SP

Mais informações:
Tel. (11) 3917 - 2878 / 0800 77 01 449
E - mail: ambientepress.eventos@uol.com.br
Site: www.fimai.com.br

IEF INSTITUI O CADASTRAMENTO DA BASE FLORESTAL DAS EMPRESAS FLORESTAIS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

A Portaria IEF nº 151, de 18 de agosto de 2008, instituiu o Banco de Dados das Florestas de Produção em Minas Gerais, que tem como objetivo a definição de normas para a apresentação da estrutura florestal no Estado, necessárias ao auto-suprimento das indústrias de base florestal.

São obrigadas a apresentar a sua base florestal, até 30 de setembro de 2008, junto ao IEF, através de cadastramento a ser realizado por meio do site www.siam.mg.gov.br (cadastro ambiental), as pessoas físicas e jurídicas que industrializem, comercializem, beneficiem, utilizem ou sejam consumidoras de produto e subproduto florestal em volume igual ou superior a 8.000 m3 de madeira ou 12.000 estéres de lenha ou 4.000 m de carvão, incluindo os seus resíduos ou subprodutos florestais oriundos de floresta de produção.

As empresas que não apresentarem a sua base florestal no prazo estabelecido não receberão os documentos ambientais para o transporte e o consumo, ficando sujeitas às penalidades previstas em Lei. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail gma@fiemg.com.br

CANCELADA Viagem para a Votorantim

Atenção,

a nossa viagem para a Votorantim foi cancelada hoje (07/10) devido a problemas técnicos na empresa.

A viagem será remarcada assim que puder.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Prêmio Ambiental Ponto Terra - Minas 2008

A Organização Ponto Terra irá conferir o Prêmio Ambiental Ponto Terra – Minas 2008, que se destina a premiar as iniciativas de valorização do meio ambiente empreendidas no estado de Minas Gerais em 2007 e/ou 2008, por pessoas físicas, entidades, grupos, empresas, escolas, associações e ongs, ou que estejam em fase de implementação, cujas finalidades tenham cunho ambiental, com resultados na melhoria da qualidade do meio ambiente e reflexos sobre as comunidades nas quais estejam inseridos.

O CIMA foi inscrito para concorrer ao prêmio com a iniciativa do Stand na Fenamilho deste ano. Nós sabemos que o CIMA tem potencial para ganhar, então todos torçam para que isso aconteça.

mais informações: www.pontoterra.org.br

Mutirão da Limpeza do Paranaíba cancelado

Infelizmente o mutirão marcado para hoje foi cancelado.
Devido a chuva que ocorreu nesta noite, as margens do rio estavam muito escorregadias para as crianças e até mesmo adultos passarem por lá...
Manteremos vocês informados da remarcação da data.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mutirão de limpeza do Rio Paranaíba

Amanhã acontecerá o Mutirão de Limpeza do Rio Paranaíba. O CIMA estará lá em Parceria com a Secretaria da Saúde, 10ª Cia PM Ind MAT, Escola Agrícola, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Todos estão convidados para participar.

Local: final da Rua Rio Grande do Sul.
Data: Amanhã (02/10)
Horário: a partir das 7:00h