quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Minc diz que desmatamento na Amazônia está controlado

"Pela primeira vez o desmatamento na Amazônia está controlado. Nós não vamos voltar aos índices de destruição anteriores", disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ao destacar que o trabalho articulado dos ministérios do Meio Ambiente e da Justiça foi o responsável pela antecipação em cinco anos da meta de redução continuada do desmatamento na Amazônia que o Brasil enviou para o Organização das Nações Unidas.

O ministro do Meio Ambiente, juntamente com o ministro da Justiça, Tarso Genro, assinaram, nesta terça-feira (9/2), proposta de projeto de lei que cria o Fundo de Proteção Ambiental e a Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia). O ministro Carlos Minc anunciou ainda que a Comissão vai trabalhar para a queda do desmatamento nos biomas Cerrado e Caatinga, além da Amazônia.

O ministro da Justiça ressaltou que a Ciccia teve um impulso vital do presidente Lula e o apoio de todos os servidores envolvidos. "Trabalho interministerial no Brasil é muito difícil, mas, agora, nossas políticas são o braço armado do bem verde", explicou Tarso Genro. A comissão une esforços do Ibama, Instituto Chico Mendes, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência e Sistema de Proteção da Amazônia de forma continuada.

"A integração cria um todo que é maior que a soma das partes", explicou Carlos Minc, ressaltando ainda que o Brasil e o presidente Lula tiveram participação destacada na reunião de Copenhagen, em grande parte, pelo trabalho da Ciccia que foi fundamental para as sucessivas quedas da taxa de desmatamento na Amazônia.

O projeto de lei que será enviado ao Congresso vai formalizar o Fundo de Proteção Ambiental e criar fontes fixas de financiamento para equipar e estruturar os órgãos de segurança pública e de fiscalização. Ao entrar em vigor, a lei vai revogar a portaria que instituiu a Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia). A Comissão, criada pela lei, terá condições de dar continuidade ao trabalho de articulação entre diversos ministérios e de compartilhamento de banco de dados.


Em: 10/02/2010 às 07:55h por Ministério do Meio Ambiente
Sugestão: Michelle Cardoso

Nenhum comentário: