quinta-feira, 30 de abril de 2009

LEILÃO Nº 01/2009 – CIMA

O Conselho Integrado de Meio Ambiente – CIMA realizará um Leilão Público de madeira apreendida, no dia 29 de maio de 2009, às 09:00 horas, na Rodovia MGT – 354, KM 171- Patos de Minas.

As madeiras a serem leiloadas se encontram no depósito do Instituto Estadual de Florestas – IEF, junto ao Viveiro de Mudas daquele Instituto, situado na Fazenda Canavial, Rodovia MGT 354 km 176, Patos de Minas (MG), onde poderão ser examinados pelos interessados até a véspera da data do leilão, no horário de 08:30 às 16:00 horas, em dias úteis.

Para fazer download do Edital clique em: EDITAL DO LEILÃO
Irá aparecer uma tela do RapidShare; Clique em "FREE USER" logo abaixo da figura do velocímetro; aguarde aparecer a figura do círculo escrito "DOWNLOAD" e clique nela; para finalizar é só clicar em "ABRIR" ou "SALVAR" e aguardar.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Spam causa poluição equivalente a 3,1 milhões de carros, diz pesquisa

Os e-mails não desejados (spam) são capazes de gerar uma poluição equivalente à originada por 3,1 milhões de veículos, segundo um estudo elaborado pela empresa de informática McAfee.
O relatório revelou que, em todo o mundo, o envio de spam consome uma energia equivalente a 33 bilhões de quilowatts-horas ao longo de um ano. Esta quantidade também seria suficiente para abastecer 2,4 milhões de casas.

Segundo o estudo, toda esta energia não é aproveitada, já que 80% do spam são ignorados ou apagados pelos internautas.

Para a empresa, os filtros de combate ao lixo eletrônico teriam a capacidade de promover uma redução das emissões de dióxido de carbono equivalente à retirada de milhões de carros das ruas de todo o planeta.

O vice-presidente de desenvolvimento de produtos de McAfee, Jeff Green, ressaltou a necessidade de se acabar com o spam "desde sua origem".

"Este tipo de medida permitiria a economia de tempo e dinheiro, e pagaria uma grande dívida ao planeta com a redução das emissões de gases poluentes", afirmou.


Fonte: Folha Online

sábado, 25 de abril de 2009

Curso de Taxidermia foi um sucesso!

Ontem (24) encerrou o Curso de Taxidermia promovido pelo CIMA, 10ª Cia PM Ind MAT e em parceria com o UNIPAM.

O Curso teve duração de 3 dias e foi ministrado pelo PM e Biólogo, Emiliano Ribeiro Silva, que atua na 10ª Cia PM Ind MAT, responsável também pela doação dos animais, que estavam guardados no laboratório do curso de Biologia há 3 anos.

Contou com a presença de alunos do 5º período e bacharelado de Biologia do UNIPAM, membros do CIMA, da 10ª Cia PM Ind MAT, Cel. Kléber, Reitor Raul Scher, Juiz de Direito Dr. Tenório, Coordenadora do Curso de Biologia Norma, entre outros.

Taxidermia consiste em aproveitar a pele, algumas partes ósseas e eventualmente algumas partes musculares que se tornam muito difíceis de serem extraídos.

O resultado é um material bem acabado, mantendo-se as características físicas e de comportamento do animal.

Para que serve a Taxidermia? Para aproveitamento dos animais mortos.

Depois de empalhados, os animais podem durar até 40 anos. A intenção do curso ministrado é não só aumentar o conhecimento das alunas mas também preservar uma amostra da fauna brasileira. Futuramente, os animais empalhados vão estar expostos em um museu natural, que será criado na sede da Polícia Ambiental
.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" (Albert Sehweitzer)

Para ver as fotos CLIQUE AQUI.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

CONVITE - Curso de Taxidermia do CIMA e PM no UNIPAM

A Taxidermia é utilizada para fins de conservação de animais que podem ter várias intenções como uma coleção didática, alguns utilizam como meio de sobrevivência, para preservar outros animais contra a caça predatória, etc.

Popularmente o termo "empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar”.

Os animais que estão sendo utilizados no curso são da 10ª Cia PM Ind MAT e estes ficarão para exposição na sala do CIMA na 10ª Cia PM Ind MAT.

Quem quiser participar, o curso está sendo realizado no UNIPAM, prédio de Biologia, laboratório de Zoologia.

Dias 22, 23 e 24 de abril das 8:00h as 18:00h.

É uma oportunidade imperdível! Participem!

Dia 22 - Dia da Terra

No dia 22 de abril comemora-se o dia do Planeta Terra, iniciativa que pretende despertar a consciência na população de todo o mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas.
O CIMA sugere algumas dicas para você também participar e comemorar este dia.

- Procure fazer compra a cada duas semanas, em vez de uma vez por semana, para evitar o desperdício de comida. Coma mais ovos e grãos e menos carne;

- Uma torneira que pinga uma gota por minuto pode desperdiçar mais de 11340 litros por ano. E ainda aumenta a conta no final do mês;

- Desista do desodorizador de ambientes. Decore a sua casa com plantas e melhore a qualidade do ar;

- Quando o computador está ocioso, ele gasta mais energia. Use o modo econômico de segurança, ou melhor, desligue o monitor e o computador quando não estiver usando;

- Quando for trocar o seu computador ou telefone celular, recicle os eletrônicos velhos em vez de jogá-los no lixo;

- Tome banhos mais curtos para economizar água;

- Instale lâmpadas com sensor de presença nas áreas externas. Assim, elas só acendem quando você precisar dela;

- Tente dar mais caronas e usar o transporte público. Dirigir sozinho pode ser caro, e solitário;

- Quando for fazer compras, prefira sacolas reutilizáveis àquelas descartáveis.


Faça a sua parte e contribua com o nosso planeta!

domingo, 19 de abril de 2009

CIMA e 5º Período de Direito do UNIPAM visitam o Instituto Cultural Inhotim

Ontem (18), o CIMA convidado pelo 5º Período de Direito do UNIPAM, visitaram o Insituto Cultural Inhotim.

O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros da capital mineira, é um complexo museológico original, constituído por uma seqüência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico.

O Parque Ambiental do Inhotim é um local de sobrevivência, alimentação e reprodução das mais variadas formas de vida. Tem como diretrizes a conservação dos remanescentes florestais pertencentes aos biomas Mata Atlântica e Cerrado; resgate, ampliação e manutenção de coleções botânicas; emprego de técnicas sustentáveis de manejo; elaboração e desenvolvimento de programas socioambientais.

O acervo paisagístico e das coleções botânicas de Inhotim abrigam, quase em sua totalidade, espécies tropicais ornamentais raras do Brasil e do mundo. São 45 hectares de paisagens e 5 lagos ornamentais, com mais de 3,5 hectares de lâmina d'água.

Inhotim é hoje um dos mais expressivos parques tropicais do Brasil, tanto pelo conjunto paisagístico quanto por sua diversidade de coleções botânicas, manejo e aplicabilidade desses acervos.

A visita foi realizada por 19 alunos do 5º Período de Direito do UNIPAM e 5 membros do CIMA. O local é frequentado até por artistas, onde tivemos o prazer de neste dia conhecer o Thiago Lacerda, sua esposa Vanessa Lóes e o filho Gael.

Quem tiver a oportunidade de ir, não deixem de conferir a beleza e tranquilidade deste lugar.

Para maiores informações entre no site de Inhotim: www.inhotim.org.br

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

segunda-feira, 13 de abril de 2009

CIMA e Ordem Demolay plantaram 600 mudas nas proximidades do rio Paranaíba no sábado de aleluia

Neste sábado de aleluia (11), o CIMA (Conselho Integrado do Meio Ambiente) e a Ordem Demolay de Patos de Minas mais uma vez fizeram uma ação a favor do meio ambiente.

Sua Presidenta Lumena Teixeira de Araújo, o membro conselheiro do CIMA José Humberto Alves (Beto), o colaborador Jáiro de Deus Vieira e mais 16 jovens da Ordem Demolay, plantaram 600 mudas em uma área degradada na nossa região, próxima ao Rio Paranaíba. As mudas eram de Ipês branco, roxo e rosa, Bálsamo, Angico Vermelho, Tamboril, Amendoeira, Cedro Rosa, Caliotéria, Seringueira, Pau-Jaú, Peroba de Goma, Imburana e Peroba Rosa.

O plantio foi iniciado por volta das 6:00h para aproveitar melhor o tempo.

A Presidenta ensinou antes de iniciar o plantio, a importância de plantar e cuidar de cada muda da forma correta.

Ressaltamos que esses jovens da Ordem Demolay são diferenciados. Se todos tivessem essa consciência, com certeza poderíamos ficar tranquilos quanto ao futuro de nossos filhos e netos.

Para finalizar, todos comemoraram com uma alegre confraternização.


Para ver as fotos CLIQUE AQUI

quinta-feira, 9 de abril de 2009

CIMA e Demolays plantarão 600 mudas neste sábado (11)

O CIMA juntamente com os Demolays de Patos de Minas irão plantar neste sábado dia (11/04) 600 mudas de árvores nativas para recuperação de uma área degrada próxima a Patos de Minas (aproximadamente 4 km). Os demolays como parceiros do CIMA, fizeram um dia ambiental ano passado no III CEOD (Congresso Estadual da Ordem Demolay), onde o tema principal era a preservação do meio ambiente. Participaram como palestrantes DR. Manoel (Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente), Major Campos ( Comandande da 10ª Cia PM Ind MAT) e Lumena (Presidente do CIMA) com temas direcionados da área para jovens de 12 aos 21 anos. Além disto, decidiram que uma forma concreta de mostrar seus empenhos seria comprometer com cada participante, mesmo que não fosse da cidade, de plantar uma árvore para cada inscrição feita.

Este projeto está mostrando mais uma vez a importância dos jovens junto ao CIMA.

O local fica uns 4 Km do centro de Patos de Minas, saída do Bairro Coração Eucarístico.Início da av. Genesio Garcia (av. cemiterio), entra a esquerda na rua Ronaldo de Souza, segue até o final, depois vira a direita na rua Henriqueta Maria de Jesus e segue até o final onde vai encontrar um portão já da entrada da área.

Este plantio vai iniciar por volta das 8:00h.

Estão todos convidados!

terça-feira, 7 de abril de 2009

ASPAA comemora derrubada do veto e aprovação da lei de proteção animal

Membros da Associação de Proteção aos Animais lotaram o salão de convenções do HZ Hotel, na tarde dessa segunda-feira (06) para acompanhar a votação do projeto que cria a Lei de Proteção aos Animais. O PL é de autoria do vereador Batista Miúdo.

O Projeto de Lei prevê a criação de um canil para abrigar os cães e gatos que vivem abandonados pelas ruas da cidade, um espaço para a castração dos animais, a instalação de chips para identificar o proprietário e a realização de campanhas educativas para incentivar a guarda responsável dos cães e gatos.

As medidas contidas no Projeto, segundo especialistas, poderiam resolver o problema da superpopulação de cães e gatos vadios. Os animais têm causado inúmeros transtornos para a população.

Com esta decisão, o Poder Executivo terá 180 dias para adotar as medidas estipuladas pelo projeto.

Fonte: www.patoshoje.com.br

Granja de Suínos é embargada em Patrocínio e proprietário vai parar na cadeia

A Polícia Militar de Meio Ambiente interditou as atividades de uma granja de suínos nessa segunda-feira (06) no município de Patrocínio. O proprietário da Fazenda Makena foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia.
Os policiais de meio ambiente foram até o local verificar o cumprimento de medidas para conter a poluição ambiental. Mas a granja, que já estava com as atividades embargadas, continuava a despejar os dejetos de suínos de forma irregular.

No local, os policiais encontraram uma lagoa de decantação de dejetos transbordando e vazamento de canos usados para transportar as fezes dos animais. Os referidos resíduos escorriam a céu aberto e caiam em dois mananciais afluentes do Rio Dourados, sem denominações certas.

Diante das irregularidades, o proprietário da fazenda foi preso em flagrante. Técnicos do IEF fizeram uma perícia no local e lavraram um auto de infração ambiental no valor de R$20.001,00. Ele terá que sanar as irregularidades para retomar a criação de suínos.

Fonte: www.patoshoje.com.br

Pescadores são flagrados com quase meia tonelada de peixes em Serra do Salitre

A Polícia Militar de Meio Ambiente flagrou dois pescadores em um carro com quase meia tonelada de pescados sem comprovação de origem. O flagrante aconteceu na noite dessa segunda-feira (06) no município de Serra do Salitre.

Na carroceria da caminhonete, os policiais encontraram 413 quilos de peixes das espécies Curimba, Traíra, Piranha, Dourado, Piau, Tucunaré e Matrinxã. O pescador informou aos policiais que os peixes foram retirados do Rio Grande, mas os policiais desconfiam de que a origem do pescado é a represa de Nova Ponte, onde a pesca com redes e tarrafas é proibida.

Após a avaliação de um biólogo do IEF, os peixes foram doados para entidades assistenciais de Patrocínio. Os pescadores foram multados em R$ 3.935,67.

Fonte: www.patoshoje.com.br

quinta-feira, 2 de abril de 2009

DN COPAM 131/2009 prorroga prazos para cumprimento de obrigações ambientais

Informamos que os prazos de vencimento das seguintes obrigações ambientais:

Inventário de Resíduos Sólidos Industriais, ano base 2008;
Cadastro de áreas suspeitas de contaminação e contaminadas por substâncias químicas;
Inventário de Resíduos Sólidos Minerários, ano base 2008;
Declaração de Carga Poluidora, ano base 2008.

foram prorrogados até o dia 30 de junho de 2009.


A DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM N° 131 , DE 30 DE MARÇO DE 2009 prorroga para o dia 30 de junho de 2009, excepcionalmente, o prazo para a apresentação e cumprimento das seguintes obrigações:

I - Inventário de Resíduos Sólidos Industriais, ano base 2008, conforme a Deliberação Normativa COPAM nº 90, de 15 de setembro de 2005;

II - Cadastro de áreas suspeitas de contaminação e contaminadas por substâncias químicas, conforme a Deliberação Normativa COPAM nº 116, de 27 de junho de 2008;

III - Inventário de Resíduos Sólidos Minerários, ano base 2008, conforme a Deliberação Normativa COPAM nº 117, de 27 de junho de 2008;

IV - Declaração de Carga Poluidora, ano base 2008; conforme a Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERH-MG n° 1, de 05 de Maio de 2008.

Os formulários estão disponibilizados no endereço http://sisema.meioambiente.mg.gov.br.

Fonte: Marcelo Rodrigues Oliveira / Consultor Financeiro FIEMG Regional Alto Paranaíba

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cadastro do uso de recursos hídricos começa a ser feito a partir desta quarta

A partir do dia 14, empresas indústrias e propriedades rurais serão fiscalizadas. O prazo para cadastramento se encerra no dia 31 de Julho.

Nesta quarta-feira, 1º de Abril, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) reabre o prazo para o cadastramento do uso dos recursos hídricos. O novo prazo para regularização faz parte da Campanha “Água: faça o uso legal”.

Todos os usuários de águas que são provenientes de cisternas, poços artesianos, nascentes, córregos, rios e ribeirões, devem regularizar sua situação.

A partir do registro do uso das águas, o Estado tem a chance de conhecer a demanda e definir estratégias para se ter água em quantidade e qualidade para atender os municípios mineiros.

O cadastramento deve ser feito no escritório local do IEF, no quartel da Polícia Militar de Meio Ambiente e nas entidades parceiras da campanha como o CIMA. Aqueles que não conseguiram fazer o cadastramento anteriormente terão até o dia 31 de Julho para se adequar.

A partir do dia 14 de Abril, empresas, indústrias e propriedades rurais serão fiscalizadas e penalizadas caso não tenha feito o registro do uso da água.

Mais informações no site do IGAM: http://www.igam.mg.gov.br ou pelo telefone da PM Ambiental: (34) 3821 3800.

Fonte: www.patosnoticias.com.br

ITER comunica que está regularizando terras de graça

A medida beneficia agricultores familiares, garantindo-lhes segurança jurídica da posse do seu imóvel.
Produtores rurais que tem terras com até 250 hectares e que tem baixa renda podem regularizar a situação de suas propriedades de graça. É o que prevê uma lei do Governo Estadual. E quem a faz cumprir é o ITER, Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais.

“Foi a forma legal que o governo de Minas encontrou para regularizar terras devolutas do Estado, através da expedição de títulos de legitimação a quem vive e quem trabalha na terra”, explicou um representante do órgão, da cidade de Vazante.

A regularização gratuita beneficia agricultores e agricultoras familiares, garantindo-lhes segurança jurídica da posse do seu imóvel. A vantagem imediata é a valorização da terra e o acesso a créditos rurais e a assistência técnica.

Depois da regularização é possível que o agricultor/produtor rural consiga financiamento através do PRONAF, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, mantido pelo BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A regularização gratuita é destinada apenas para aqueles que precisam legitimar suas terras com até 250 hectares (na área rural, e com menos de mil metros quadrados (na área urbana). Estão proibidos de legitimar área rurais autoridades como deputados, vereadores e funcionários do ITER/SEARA.

O cadastro proporcionará a execução e uma ampla ação de regularização fundiária dirigida prioritariamente aos agricultores familiares. E visa a integração de esforços de governos federal estadual e municipal na constituição de um cadastro de imóveis rurais.

Fonte: www.patosnoticias.com.br