sábado, 9 de maio de 2009

CIMA participa de Curso de Medições e Avaliação de Ruído Ambiental

Nos dias 04 e 05 de maio, na cidade de Formiga, foi realizado o Curso de Medições e Avaliação de Ruído Ambiental. Onde teve a participação de diversos membros da Polícia Militar, Prefeitura e Promotoria de Formiga, diversos peritos ambientais, da Presidenta do CIMA Sra. Lumena que também é perita ambiental através do Dr. Manoel Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente, do convidado Jáiro de Deus Vieira, entre outros.

Os ministrantes do curso foram o Engº Civil especializado em Meio Ambiente e Analista do MPE-MG, Sr. Marco Antônio das Graças Antunes, Engº Agrônomo analista do MPE-MG Sr. Fernando Augusto Eto Lages e do Engº Civil analista do MPE-MG Sr. Nadson Souza Carvalho.

O Curso teve diversos temas abordados em relação a poluição sonora, dentre eles: O Fenômero Sonoro, a Audição Humana e Efeitos do Som no Ser Humano; Ambiente Sonoro e Conforto Acústico; Aguçando a Audição e Descrevendo o Ambiente Sonoro; Medição Acústica e sua Avaliação pela NBR-10.151 e Adequação Ambiental Acústica.

Teve como objetivo treinar técnicos e profissionais que mantêm vínculos em suas atividades de trabalho com a área ambiental, seja na instância federal (Ministério Público, por exemplo), estadual (órgãos, secretarias, conselhos, corporações policiais civis ou militares) ou municipal (órgãos, conselhos das prefeituras), capacitando-os para o levantamento, tratamento de dados e interpretação e avaliação de descritores em acústica ambiental para verificação das condições de conforto acústico e poluição sonora em ambientes e consequente elaboração de relatório técnico, dentro de padrões nacionais e internacionais.

O ruído é um fenômeno de distúrbio ambiental que causa inúmeros problemas em um ser humano ou animal, por isso é necessário profissionais capacitados para averiguarem onde está tendo o problema de poluição sonora e solucioná-lo, com isso a sociedade como um todo estará sendo beneficiada.

FOTOS AQUI

Nenhum comentário: