terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CIMA parabeniza Capitão Arthur pela promoção e da as boas vindas ao Capitão Caixeta

No dia 25 de dezembro o comandante do Corpo de Bombeiros, Ten. Arthur, foi promovido a Capitão.

O novo capitão é nascido em Patos de Minas. Formou-se no curso de formação de oficiais - CFO em 2003 em Belo Horizonte. Em 2008 foi promovido a 1º tenente e começou a trabalhar em Patos de Minas.

No último dia 8, o Capitão Caixeta que ficou afastado por 8 meses para fazer pós graduação no curso de normatização contra incêndio básico, retornou a Patos de Minas.

O CIMA parabeniza o Capitão Arthur que teve uma promoção merecida diante do brilhante trabalho que tem realizado frente ao Corpo de Bombeiros. Deseja ainda boas vindas ao Capitão Caixeta.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CIMA participa da formatura da 1ª turma do Projeto Bombeiro Mirim




54 crianças formaram na última sexta-feira (17) no Projeto Bombeiro Mirim, parceria do Corpo de Bombeiros e UNIPAM com apoio do CIMA.


As crianças receberam o diploma das mãos do Foguinho, mascote do Corpo de Bombeiros.


Nos 4 meses de curso no UNIPAM, os alunos tiveram aulas de natação, acampamento, redação, primeiros socorros, meio ambiente, etc.


O CIMA aproveitou a oportunidade para premiar as 3 melhores frases ambientais feitas em sala de aula nos dias das palestras dessa ONG.

Os premiados foram:


1º lugar: Daniela Pereira de Souza

Frase: Meio ambiente é tudo, água, ar, fogo e terra. Não destrua o que é nosso, pois um dia ele vai faltar e vamos perceber que todos nós erramos e vamos nos arrepender. Pense nisso!


2º lugar: Mariana Luiza Silva Caixeta

Frase: O meio ambiente é onde nós vivemos e não podemos destruir a natureza. Ajude o meio ambiente e construa a sua vida novamente e melhor.


3º lugar: Clayton Flávio Cunha Brito

Frase: Não deixe as pessoas jogarem lixo e destruirem o planeta. Um dia a beleza do planeta vai acabar.



O Conselho Integrado do Meio Ambiente aproveita a oportunidade para parabenizar os homenageados e em especial felicitar o Ten. Arthur pela brilhante e honrável iniciativa.



Mais matérias:



Convite

Convidamos a todos para prestigiarem os espetáculos "A menina quase sem família" e "Roda que rola".

Data: 21/12/10 (hoje)
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal Leão de Formosa
Ingresso: 1kg de alimento

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Reunião do CIMA hoje

Convidamos a todos para participarem da reunião mensal do CIMA que acontece toda segunda terça-feira de cada mês.

Será hoje (14/12/10) às 18 horas, na 10ª Cia PM Ind MAT.

Aguardamos vocês!

Lideranças se mobilizam para a instalação do Batalhão do Corpo de Bombeiros

A mudança da Companhia do Corpo de Bombeiros para o prédio da antiga Ceasa no bairro Jardim Paulistano tinha como propósito a instalação do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Patos de Minas. A nova unidade nasceu antes mesmo da conclusão da reforma e a elevação da Companhia a Batalhão, que parecia certa, parece ter caído no esquecimento. Lideranças patenses estão se mobilizando para tentar convencer o Governador Antônio Anastasia.

O CIMA apóia esta causa!

Fonte: http://www.patoshoje.com.br/novosite/noticia_detalhada.php?noticia_id=6202&liderancas-se-mobilizam-para-a-instalacao-do-batalhao-do-corpo-de-bombeiros

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CIMA participa de mais uma palestra para o projeto Bombeiros Mirins

O CIMA participou no último sábado com mais uma palestra ambiental para o projeto Bombeiros Mirins. O dia contou também com o plantio de mudas realizados pelos alunos.

Para conferir a reportagem CLIQUE AQUI

Confira também a reportagem sobre as outras palestras e ações já realizadas para este projeto pelo CIMA: CLIQUE AQUI

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CIMA participa de dia de acampamento de Bombeiros Mirins

Nos dias 06 e 07 de novembro, os alunos do Projeto Bombeiro Mirim participaram de um acampamento em uma fazenda próxima a Patos de Minas, com o objetivo de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas do projeto.

Durante os dois dias os alunos desenvolveram atividades como resgate de vítimas em locais difíceis, orientações de sobrevivência na mata, obstáculos em altura, civismo, além das atividades de recreação.

Na oportunidade, eles participaram de uma palestra com os representantes do Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA) sobre “A Responsabilidade Ambiental e a Importância da Preservação do Meio Ambiente”. Ao final da palestra os alunos produziram uma frase abordando a importância de proteger o meio ambiente. A melhor frase será premiada no dia da formatura dos alunos.

Os alunos durante o acampamento contaram com a participação de alguns pais que apoiaram a atividade.

Estiveram visitando o acampamento na oportunidade, o Reitor do Centro Universitário de Patos de Minas, professor Raul Scher, o Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças do UNIPAM, professor Milton Roberto de Castro Teixeira, o Comandante do 1º Pelotão da 2ª Cia de Patos de Minas, Tenente Arthur, a Secretária Municipal de Educação, professora Maria Aparecida Braz Pereira e o empresário José Ribeiro de Carvalho.

O que é o Projeto Bombeiro Mirim

O Projeto Bombeiro Mirim, é uma parceria do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) em parceria com o 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais – Patos de Minas. O projeto atende 64 crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 15 anos, de diversas escolas da cidade.

O objetivo principal do “Bombeiro Mirim” é conscientizar estas crianças e adolescentes quanto à importância da prevenção de acidentes e sinistros.

Através de aulas teóricas e práticas os alunos aprendem ações preventivas que minimizam acidentes e sinistros e que consequentemente diminuem o número de vítimas. O programa visa ainda conter o crescimento da violência e da criminalidade, retirando as crianças das ruas, transmitindo-lhes conhecimentos e valores morais correspondentes ao exercício de suas funções, visando uma conveniência harmônica na comunidade.

As aulas acontecem no UNIPAM as segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 11h e das 14h às 17h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Começa hoje o 3º COMEIA - Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias

Hoje começa o 3º COMEIA - Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias, o qual o CIMA sempre participa como parceiro.

A Faculdade de Engenharia e Ciências Agrárias (FAECIA) do Centro Universitário de Patos de Minas, através dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Química promovem, entre os dias 08 e 12 de novembro de 2010, o 3º COMEIA Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias, com o tema: Ciência, Tecnologia e Inovações para o Alto Paranaíba. Palestras simultâneas para as cinco diferentes áreas dos cursos da FAECIA mostrarão as inovações tecnológicas que podem auxiliar no desenvolvimento regional do Alto Paranaíba.

O objetivo do evento é oportunizar aos participantes a apresentação e a discussão de temas atuais e inovadores que venham a atender as necessidades daqueles que visam melhorias agrárias e ambientais.

mais informações: www.unipam.edu.br/comeia


O CIMA disponibiliza alguns convites para este evento, quem quiser é só entrar em contato pelo email cimapatos@gmail.com

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CIMA participa de Curso Integrado de Resgate



O CIMA participou do Curso Integrado de Resgate promovido pelo Corpo de Bombeiros de Patos de Minas a convite do Ten. Arthur.
Esse curso foi realizado no sesc/senat do dia 25 ao dia 29 de outubro em horário integral.
Participaram diversas entidades, entre elas o CIMA.
A iniciativa do curso foi do Corpo de Bombeitos de Patos de Minas, onde o Sub. Ten. Fernandes e o Cb. Claudio ensinaram diversas técnicas de resgate aos alunos, como salvamento aquático, acidente de carro, picadas de animais peçonhentos, queimaduras, alergias, diabetes e outros.
No curso os alunos aprenderam quais os procedimentos corretos com uma vítima consciente ou inconsciente, sendo de grande importância para ajudar a salvar vidas.
No final, os alunos fizeram uma prova teórica e prática para aprová-los ou não como socorristas.
A solenidade de entrega dos certificados contou com inúmeras autoridades, como representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Sistema Prisional, Prefeitura, CIMA, entre outros.
O CIMA parabeniza toda a organização e os novos resgatistas e alerta que o meio ambiente também está voltado para o bem estar do ser humano, por isso a importância desse aprendizado.


Fotos

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Projetos Integrar e Bombeiro Mirim têm comemoração especial no fim de semana

Os alunos dos Projeto Integrar e Bombeiro Mirim tiveram um fim de semana especial. O Unipam, Corpo de Bombeiros e parceiros dos dois projetos desenvolveram inúmeras atividades para comemorar o mês da criança. Na enorme área de lazer do Clube Integrar, a criançada fez a festa.

A tiroleza armada pelo Corpo de Bombeiros fez o maior sucesso. A criançada se divertiu também nas piscinas do clube e com as inúmeras atividades preparadas pelos coordenadores. O Projeto Integrar e o Projeto Bombeiro Mirim têm o Unipam como principal parceiro e o objetivo é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes que vivem em situação de risco.

O projeto mais recente é o Bombeiro Mirim. São 50 crianças e adolescentes que, através da parceria entre Companhia do Corpo de Bombeiros e o Unipam, recebem aulas de reforço e natação, apoio psicológico, noções de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e salvamento e atividades de combate às drogas, proteção ao meio ambiente e cidadania.

De acordo com o tenente Arthur, o Projeto Bombeiro Mirim foi implantado para melhorar a vida das crianças que vivem em situação de risco social. Ele disse que os integrantes foram selecionados nas duas regiões da cidade com maior índice de violência.

O Projeto é desenvolvido nas dependências do Unipam em atividades que acontecem três vezes por semana.


Autor: Maurício Rocha / www.patoshoje.com.br

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Convite: Curso Integrado de Resgate Básico

Trata-se de um curso de primeiros socorros, que permite aos alunos aprenderem técnicas de reanimação, imobilização e estabilização de vítimas em caso de traumas e emergências clínicas.

É um curso básico de atendimento pré-hospitalar, importante para que a vítima seja conduzida para uma unidade de pronto-socorro com os sinais vitais básicos preservados.

Será oferecido certificado, oferecendo ao aluno a aptidão para socorrista.

Os alunos serão provenientes das forças de segurança pública (PMMG, PCMG, CBMMG, PRF, EB), Sest/Senat e o CIMA.


Fonte: Ten. Arthur - Comandante do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reunião mensal do CIMA acontece amanhã

Amanhã, 19 de outubro, acontece a reunião mensal do CIMA às 18 horas, na 10ª Cia PM Ind MAT (em frente o Posto Cometa).


Todos estão convidados!


Lembrando que as reuniões mensais do CIMA são todas as segundas terças-feiras de cada mês.

Desmatamento na Amazônia Legal cai 47% em agosto

O desmatamento na Amazônia Legal, em agosto, ficou 47% menor na comparação com agosto de 2009, passando de uma área de 498 quilômetros quadrados para 265 quilômetros quadrados. "Este é um ótimo resultado, mas temos que avançar. Não precisamos ter desmatamento na Amazônia", avaliou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Os dados são produzidos pela Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe).

Em 2008, segundo dados divulgados hoje, 756 quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia legal e, no ano seguinte, esse território passou para 498 quilômetros quadrados, uma queda de 34%. "Verificamos um padrão de redução do desmatamento sustentável: caiu em 2009 e caiu agora", disse a ministra, atribuindo esse resultado ao planejamento e à fiscalização ambiental. Os Estados que compõem a Amazônia Legal são: Pará, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Maranhão, Roraima, Acre, Tocantins e Amapá. A expectativa é de que, até o fim de novembro, o Ministério do Meio Ambiente anuncie todos os dados consolidados.

Desmate nos Estados


Entre os Estados mencionados, o Amazonas foi o único a apresentar aumento do desmatamento de janeiro a agosto na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o crescimento nesse Estado foi de 26% no período, passando de uma área de 87,6 para 110,71 quilômetros quadrados. Os demais oito Estados da região apresentaram redução no período.

A ministra do Meio Ambiente afirmou que o Amazonas tem demonstrado aumento do desmatamento, mas que o ministério está atacando o crescimento dessa atividade. "O desmatamento é um crime ambiental, que combateremos assim como também combatemos o crime tributário, porque quem faz isso, sonega, além de realizar outros crimes", comentou.

Já o coordenador-geral de zoneamento e monitoramento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), George Ferreira, salientou que parte do aumento verificado no Amazonas é por conta das nuvens que cobriam o Estado no ano passado e impediam a verificação. A ministra enfatizou, porém, que equipamentos novos conseguirão identificar a situação real das áreas, mesmo quando há incidência de nuvens nas regiões verificadas, e que eles já estão em processo de ajuste. "A questão das nuvens está deixando de ser um gargalo. Isso ficará para o próximo governo", afirmou.

No Pará, houve redução de 53% da área desmatada de janeiro a agosto, passando de 1.275 quilômetros quadrados nos primeiros oito meses de 2009 para 599 quilômetros quadrados este ano. No Mato Grosso, a queda foi de 40%, de 756 quilômetros quadrados para 452 quilômetros quadrados. Em Rondônia a redução foi de 151 quilômetros quadrados para 122 quilômetros quadrados (-19%); no Maranhão, de 100 quilômetros quadrados para 61 quilômetros quadrados (-38%).

Em Roraima, de 50 quilômetros quadrados para 30 quilômetros quadrados (-39%); no Acre, de 10 quilômetros quadrados para 7 quilômetros quadrados (-28%) e, em Tocantins, de 19 quilômetros quadrados para 6 quilômetros quadrados (-66%). No Amapá, não foi identificada nenhuma área de desmatamento de janeiro a agosto deste ano. No mesmo período de 2009, estava em 4 quilômetros quadrados.


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/08102010/25/manchetes-desmatamento-na-amazonia-legal-cai.html

TEOLOGIA MORAL DA MANGA

O velho caipira, com cara de amigo, que encontrei num Banco, estava esperando para ser atendido. Ele ia abrir uma conta.

Começo de um novo ano... Novas perspectivas... E como não podia deixar de ser, também começou ali um daqueles papos de fila de banco. Contas, décimo terceiro que desapareceu, problemas do Brasil, tsunami... Será que vai chover?

Mas em determinado momento a conversa tomou um rumo:

- Qual é então o maior problema do Brasil para ser resolvido?

E aí o representante rural, nosso querido “Mazzaropi da modernidade" falou com um tom sério demais para aquele dia:

- O Maior Problema do Brasil é que sobra muita manga!

Tentei entender a teoria... Fez-se um silêncio e ele continuou:

- O senhor já viu como sobra manga hoje debaixo das árvores? Já percebeu como se desperdiça manga? Sim... Creio que todos já percebemos isto... Onde tem pé de manga, tem sobrado manga...

E aí ele continuou:

- Num país onde mendigo passa fome ao lado de um pé de manga... Isso é um absurdo! Num país que sobra manga tem pouca criança. Se tiver pouca criança as casas são vazias... Ou as crianças que tem já foram educadas para acreditar que só "ice cream" e jujuba são sobremesas gostosas. Boa é criança que come manga e deixa escorrer o caldo na roupa... É sinal que a mãe vai lavar, vai dar bronca, vai se preocupar com o filho. Se for filho tem pai... Se tiver pai e manga de sobremesa é por que a família é pobre... Se for pobre, o pai tem que ser trabalhador... Se for trabalhador tem que ser honesto... Se for honesto, sabe conversar... Se souber conversar, os filhos vão compreender que refeição feliz tem manga, que é comida de criança pobre e que brinca e sobe em árvore... Se subir em árvore, é por que tem passarinho que canta e espaço para a árvore crescer e para fazer sombra... Se tiver sombra tem um banco de madeira para o pai chegar do trabalho e descansar... Quem descansa no banco, depois do trabalho, embaixo da árvore, na sombra, comendo manga é por que toca viola... E com certeza tá com o pé na grama... Quem pisa no chão e toca música tem casa feliz... Quem é feliz e canta com o violeiro, sabe rezar... Quem sabe rezar sabe amar... Quem ama, se dedica... Quem se dedica, ama, reza, canta e come manga, tem coração simples... Quem tem coração assim, louva a Deus. Quem louva a Deus, não tem medo... Nada faltará porque tem fé... Se tiver fé em Deus, vê na manga a providência divina... Come a manga, faz doce, faz suco e não deixa a manga sobrar... Se não sobra manga, tá todo mundo ocupado, de barriga cheia e feliz. Quem tá feliz... Não reclama da vida em fila do banco...

Daí fez-se um silêncio...



Rubem Alves

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Diário de um cachorro

1ª semana:
- Hoje completei uma semana de vida. Que alegria ter chegado a este mundo!

PRIMEIRO MÊS:
Minha mamãe cuida muito bem de mim. É uma mãe exemplar!

2 meses:
- Hoje me separaram de minha mamãe. Ela estava muito inquieta e, com seu olhar, disse-me adeus. Espero que a minha nova 'família humana ' cuide tão bem de mim como ela o fez.

4 meses:
- Cresci rápido; tudo me chama a atenção. Há várias crianças na casa e para mim são como 'irmãozinhos'. Somos muito brincalhões, eles me puxam o rabo e eu os mordo de brincadeira.

5 meses:
- Hoje me deram uma bronca. Minha dona se incomodou porque fiz 'pipi' dentro de casa. Mas nunca me haviam ensinado onde deveria fazê-lo. Além do que, durmo no hall de entrada. Não deu para agüentar.

8 meses:
- Sou um cão feliz! Tenho o calor de um lar; sinto-me tão seguro, tão protegido... Acho que a minha família humana me ama e me consente muitas coisas. O pátio é todinho para mim e às vezes me excedo, cavando na terra como meus antepassados, como os lobos quando escondiam a comida. Nunca me educam, deve ser correto tudo que faço.!

12 meses:
- Hoje completo um ano. Sou um cão adulto. Meus donos dizem que cresci mais do que eles esperavam. Que orgulho devem ter de mim!!

13 meses:
- Hoje me acorrentaram e fico quase sem poder movimentar-me até onde tem um raio de sol ou quando quero alguma sombra. Apontam o dedo pra mim e dizem que vão me observar e que sou um ingrato. Não compreendo nada do que está acontecendo.

15 meses:
- Já nada é igual... Moro na varanda. Sinto-me muito só. Sinto que minha família já não me quer! Às vezes esquecem que tenho fome e sede. Quando chove, não tenho um teto que me abrigue...

16 meses:
- Hoje me desceram da varanda. Estou certo de que minha família me perdoou. Eu fiquei tão contente que pulava com gosto. Meu rabo parecia um ventilador. Além disso, vão me levar passear! Nos direcionamos para a rodovia e de repente, pararam o automóvel. Abriram a porta e eu desci feliz, pensando que passaríamos nosso dia no campo. Não compreendo porque fecharam a porta e se foram. 'Ouçam, Esperem!' lati... ei!!! esqueceram de mim... Corri atrás do carro com todas as minhas forças. Minha angústia crescia ao perceber que perdia o fôlego e eles não paravam. Haviam me esquecido.

17 meses:
- Procurei em vão achar o caminho de volta ao lar. Estou e sinto-me perdido! No meu caminho existem pessoas de bom coração que me olham com tristeza e me dão algum alimento. Eu lhes agradeço com o meu olhar, desde o fundo de minha alma. Eu gostaria que me adotassem: seria leal como ninguém! Mas somente dizem: 'pobre cãozinho, deve ter estar perdido.'

18 meses:
- Um dia destes, passei perto de uma escola e vi muitas crianças e jovens como meus 'irmãozinhos'. Aproximei-me e um grupo deles rindo, me jogou uma chuva de pedras 'para ver quem tinha a melhor pontaria'. Uma dessas pedras feriu-me o olho e desde então, não enxergo com ele.

19 meses:
- Parece mentira Quando estava mais bonito, tinham compaixão de mim. Já estou muito fraco; meu aspecto mudou. Perdi o meu olho e as pessoas me mostram a vassoura quando pretendo deitar-me numa pequena sombra.

20 meses:
- Quase não posso mover-me! Hoje, ao tentar atravessar a rua por onde passam os carros, um me jogou! Eu estava no lugar seguro chamado 'calçada', mas nunca esquecerei o olhar de satisfação do condutor, que até se vangloriou por acertar-me. Quisera que tivesse matado! Mas só me deslocou as cadeiras! A dor é terrível! Minhas patas traseiras não me obedecem e com dificuldade arrastei-me até a relva, na beira do caminho.

Faz dez dias que estou embaixo do sol, da chuva, do frio,sem comer. Já não posso mexer-me! A dor é insuportável! Sinto-me muito mal; fiquei num lugar úmido e parece que até o meu pelo esta caindo... Algumas pessoas passam e nem me vêem; outras dizem: 'não chegue perto'. Já estou quase inconsciente; mas alguma força estranha me faz abrir os olhos. A doçura de sua voz me fez reagir. 'Pobre cãozinho, olha como te deixaram',dizia... junto com ela estava um senhor de avental branco. Começou a tocar-me e disse: 'Sinto muito senhora, mas este cão já não tem remédio'.

'É melhor que pare de sofrer'.
A gentil dama, com as lágrimas rolando pelo rosto, concordou. Como pude, mexi o rabo e olhei-a, agradecendo-lhe que me ajudasse a descansar. Somente senti a picada da injeção e dormi para sempre, pensando em *porque tive que nascer se ninguém me queria...*




Ajude a abrir a consciência dos ignorantes e, assim, poder acabar com os maus tratos aos animais, especialmente com o problema de abandono de cães de rua.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Órgãos ambientais buscam espaço para animais silvestres capturados

A captura de animais silvestres na região é comum. São aves, felinos, serpentes e outras espécies, vítimas de atropelamentos em rodovias ou mesmo da ação humana. Na maioria das vezes, os animais são levados para uma clínica veterinária no centro da cidade, onde recebem os cuidados necessários para a recuperação. Mas em muitos casos, eles precisam de um ambiente adequado para a readaptação.

Enquanto recebem tratamento, os animais silvestres encaminhados à clínica auxiliam na educação ambiental dos patenses. Os estudantes da escolinha infantil se divertiram com o filhote de tamanduá bandeira e com os jabutis e descobriram que estes animais devem viver livres, sem a interferência do homem.

Na visita à clinica, as crianças puderam presenciar uma cena rara. O filhote de tamanduá avança sobre o cupim em busca de alimento. Este animal foi levado para a clínica para se recuperar de um acidente. Ele perdeu uma das unhas, que é uma ferramenta fundamental para sua defesa e para a busca do alimento.

O tamanduá é um exemplo da falta de um espaço adequado para a destinação dos animais silvestres capturados. De acordo com o veterinário, Marco Antônio, como ele foi capturado muito pequeno, dificilmente vai conseguir sobreviver sozinho na natureza. Seria necessária a existência de um espaço adequado para fazer a reabilitação.

É este espaço que o Conselho Integrado de Meio Ambiente, Polícia Militar de Meio Ambiente, Polícia Civil e Ministério Público de Patos de Minas começam a buscar. A presidente do CIMA, Luiza de Araújo e Silva, disse que os órgãos ambientais da cidade vão encaminhar proposta ao IBAMA para criar o espaço destes animais no município.

Autor: Maurício Rocha
www.patoshoje.com.br


FOTOS

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projeto "Bombeiro Mirim" é inserido em escolas de Patos

Várias Escolas de Patos de Minas estão inserindo o Programa de Responsabilidade Social “Bombeiro Mirim”. O programa já existe em outras cidades de Minas Gerais e agora está sendo realizado em Patos. O curso pretende atender mais de 50 alunos e têm duração de três meses.

O projeto visa trazer para os alunos conhecimentos básicos na área de atuação do Corpo de Bombeiro, através de disciplinas, civismo, e várias atividades fins dos bombeiros que eles participarão e vivenciarão.

O curso acontece de segunda-feira a quarta–feira com três horas de aula por dia. No final do curso os alunos irão participar de um acampamento para colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. Eles irão realizar atividades em outros locais, como piscinas e campo de futebol.

A apresentação do projeto aconteceu na manhã deste sábado (25), na sede da Cia. Bombeiros de Patos de Minas.

Sargento Dias – do Corpo de Bombeiros – dá mais detalhes sobre o projeto. Os alunos tiveram uma pequena demostração de como será o curso.

Por: Sheila Marques.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Inauguração Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito e Museu do Cerrado

Ambientalistas e autoridades se reuniram na manhã desta sexta-feira (24) para inauguração do Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito e o Museu do Cerrado criados pela 10ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito e o CIMA (Conselho Integrado de Meio Ambiente).

O centro é divido em quatro áreas para a realização de atividades teóricas e práticas, além de um auditório para seminários e palestras.

No museu, fotografias que destacam a beleza do meio ambiente, fotos de degradação causada na região e no Rio Paranaíba, e várias espécies de animais que vivem nas matas, mortos pelo homem, foram empalhados e ficarão expostas aos visitantes.

Um espaço entre o auditório e o museu foi criado para simular situações de perigo nas rodovias, assim, estudos sobre a forma mais adequada de trafegar pelas estradas poderão ser feitos sem correr o risco de envolvimento em acidentes.

Espera-se que a fundação do centro e do museu traga resultados positivos, promovendo a educação e a conscientização das pessoas em relação à preservação do meio ambiente e acidentes de trânsito.

Os comandantes da 10ª Região, Coronel Marco Aurélio do Valle, e do 15º BPM, Tenente Coronel Elias, destacaram o bom desempenho do trabalho da Polícia e da PM de Meio Ambiente e a necessidade de preservar os recursos ambientais.

Autor: Bárbara Gonçalves

Sucesso de público no 1º Seminário de Meio Ambiente do Alto ParanaíbaSucesso de público no 1º Seminário de Meio Ambiente do Alto Paranaíba

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Patos de Minas, as Promotorias de Justiça de Defesa do rio São Francisco, a 10ª CIA de Polícia Militar do Meio Ambiente e Trânsito e o CIMA realizaram na quinta-feira (23) no Ginásio Poliesportivo do UNIPAM o 1º Seminário de Meio Ambiente do Alto Paranaíba.

Dois palestrantes foram convidados a abordar assuntos de relevência no que diz respeito ao meio ambiente. Assuntos que fazem parte de discussões em diversas partes do Brasil e do mundo, já que hoje a área ambiental é uma área bastante discutida pela sua preocupação com as gerações futuras.

As palestras abordaram temas como "Em busca do Desenvolvimento Sustentável" com o palestrante Dr. Ilmar Bastos Santos - Subsecretário de Gestão Ambiental Integrada da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do SEMAD/MG e "O Novo Direito Ambiental Brasileiro" com o palestrante Dr. Luciano Luz Badini Martins - Promotor de Justiça e Coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo do CAO/MA.

Milhares de alunos dos mais diversos cursos do UNIPAM prestigiaram o Seminário, além dos professores e demais profissionais que já atuam na área de Meio Ambiente, fazendo deste 1ª Seminário um sucesso de público, já que o ginásio ficou tomado pelos participantes.

O pronunciamento de abertura foi feito pelo Promotor Dr. Manoel Luiz Ferreira de Andrade. Ele enalteceu os palestrantes do evento e destacou a importância de esforços para defesa do Meio Ambiente. Dr. Manoel Andrade também fez questão de agradecer todos os parceiros que apoiaram o Seminário.

As palestras foram de alto nível e os participantes deixaram o local satisfeitos com a qualidade do evento.

Autor: Laila Siqueira.


Aproveitamos a oportunidade para agradecer os nossos ilustres palestrantes Dr. Ilmar Bastos e Dr. Luciano Badini, que foram de uma competência sem igual na apresentação desse Seminário.
E parabenizar toda a equipe que organizou o evento, principalmente o Dr. Manoel Luiz Ferreira de Andrade que conseguiu profissionais de alto gabarito para nos trazer mais experiência e conhecimento.


FOTOS

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Incêndio Florestal em Reserva de Patos de Minas

Ontem (22), tivemos uma triste e alarmante notícia, onde foram queimados aproximadamente 50 hectares de pastagem e reserva ambiental.

Este é o relato enviado pelo Tenente Arthur, comandante dos bombeiros de Patos de Minas:

A título de conhecimento, ontem combatemos este incêndio florestal localizado aos fundo do Bairro Jardim Panorâmico e Jardim Vitóra, com aproximadamente 50 hectares de área queimada, envolvendo pastagem e área de reserva em mata.
Tal atividade houve empenho do pessoal operacional de folga, de toda a tropa de serviço do dia e mais o reforço da parte administrativa da fração de Bombeiros.
Foram gastos vários caminhos de combate a incêndio de 6 mil litros, além do apoio de caminhoes pipa do DER e da Prefeitura. Empenhamos cerca de 12 Bombeiros na ocorrência.
Vale destacar as espécies de árvores listadas no boletim de ocorrência que foram queimadas. Segundo algumas testemunhas, uma família providenciou a mudança de sua residência com seus móveis, quando do incêndio, devido a possilidade de queima de sua residência.
O atendimento começou a partir das 16 horas e terminou aproximadamente às 02h00min da manhã.
Hoje ainda pela manhã, já tivemos dezenas de chamadas com novos focos. GU BM estão no local para o combate as chamas.


Basta uma bituca de cigarro para causar todo esse estrago.
Até quando teremos que ver esses desastres simplesmente pelo descuido e falta de conciencia humana???


Parabéns ao Tenente Arthur e toda sua equipe pelo brilhante trabalho realizado em Patos de Minas.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Solenidade de Posse do CIMA

A solenidade de Posse do CIMA contou com as presenças de autoridades e pessoas especiais para toda equipe de membros desta ONG.

Agradecemos todos que enriqueceram o nosso evento!

Links da Posse do CIMA:

Aproveitamos para relembrar que amanhã (quinta-feira) acontecerá o 1º Seminário de Meio Ambiente do Alto Paranaíba, às 19:30, no Ginásio do UNIPAM.

E na sexta-feira, às 09:00, na 10ª Cia PM Ind MAT, tem a Inauguração do Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito com a parceria dos Demolays, Filhas de Jó e Turma de Ciências Biológicas do UNIPAM.

Aguardamos todos vocês!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia da Árvore




Hoje, dia 21 de setembro, comemoramos um dia muito especial: O Dia da Árvore.


Nós do CIMA temos a satisfação de trabalhar em prol da natureza, principalmente no plantio de mudas na cidade e em locais degradados.


Faça a sua parte também. Plante, semeie e doe parte do seu tempo para as causas ambientais.


A natureza precisa de você!


Reuniões do CIMA toda 2ª terça-feira do mês, às 18:00, na 10ª Cia PM Ind MAT (em frente o Posto Cometa).

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Semana Ambiental em Patos de Minas

Convidamos todos vocês para os eventos que serão realizados semana que vem em prol do meio ambiente.

Dia 18: Barqueata, na parte da manhã (cancelada, devido baixo nível da água);
Dia 20: Posse da nova Diretoria do CIMA, às 19:00 no Teatro Municipal Leão de Formosa;
Dia 23: 1º Seminário de Meio Ambiente do Alto Paranaíba (www.unieventos.unipam.edu.br);
Dia 24: Inauguração do Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito; Local: 10ª Cia PM Ind MAT às 09h.
DIa 25: Plantio de mudas (Major Campos irá passar horário e local).

Contamos com a presença de todos!


terça-feira, 31 de agosto de 2010

Noite de Massas Demolay (MassaMolay)

O CIMA convida para a Noite de Massas Demolay.

Cardápio: Massas e Acompanhamentos

Data: 04/09/2010

Horário: 20:30

Local: Loja Maçônica Esforço e Trabalho

Valor: R$15,00


Participem!!!

Posse do CIMA dia 31 será adiada

A posse da nova diretoria do CIMA que seria hoje, dia 31, será adiada para setembro.
Assim que a data for confirmada, avisaremos com antecedência.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Eleição do Conselho Fiscal e Deliberativo

Amanhã (10/08) às 18:00 na 10ª Cia PM Ind MAT, acontecerá a Assembléia Geral do CIMA para eleger o Conselho Fiscal e o Conselho Deliberativo para o biênio 2010-2011.

Contamos com a presença de todos os membros.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Troféu CIMA 2010 foi um sucesso!

No último dia 15, o CIMA realizou a cerimônia do Troféu CIMA 2010.

Anualmente, o CIMA faz uma noite de homenagens para agraciar as personalidades que se destacaram com trabalhos em prol do meio ambiente.

Neste ano, os indicados e aprovados pelos membros conselheiros do CIMA foram:
  • Dr. Manoel Luiz Ferreira de Andrade - Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente
  • Major Roberto Carlos de Campos - Comandante da 10ª Cia PM Ind MAT
  • Braz Alves - Ophicina de Modelos
  • César Pereira Caixeta - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
  • Consuelo Nepomuceno - Grupo Tupam
  • Sub-Tenente Hamilton José Leal - 10ª Cia PM Ind MAT
  • Joaquim Amaral - Fotógrafo
  • José Humberto Alves - CIMA
  • Luiza de Araújo e Silva - Engenheira Agronoma ADICER
  • Maurício José Ferreira - Promotoria de Justiça
  • Norma Aparecida Borges Bittar - Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do UNIPAM
  • Wilson José da Silva - CODEMA
  • Altamir Aparecido Botelho - Maçonaria
  • Emerson Rafael Cunha Gontijo - Ordem Demolay
  • Esio Nogueira de Menezes - Jornal Folha Patense
  • Pe. Frei Evandro Moreira de Melo - 053º Grupo Escoteiro São Francisco
  • Lúcia di Donato - Artista Plástica
  • Maurício Rocha - NTV
  • Michelle Cardoso Balbino - Advogada
  • Raquel Valinhas e Valinhas - Bióloga

O CIMA agradece imensamente a presença de todos que lotaram e abrilhantaram o Teatro Municipal Leão de Formosa.
E aproveita a oportunidade para agradecer os homenageados que nos ajudam a fazer um pouco mais pela proteção do meio ambiente.


Para ver as fotos CLIQUE AQUI

Para ver a matéria da NTV CLIQUE AQUI

Para ver a matéria do site Patos Urgente CLIQUE AQUI

Para ver a matéria do site Patos Hoje CLIQUE AQUI

CIMA promove curso de Taxidermia

Nos dias 16, 17 e 19 deste mês, o CIMA promoveu mais um curso de Taxidermia em parceria com o curso de Ciências Biológicas do UNIPAM e a 10ª Cia PM Ind MAT.

O curso teve a participação de mais de 15 pessoas, onde fizeram a taxidermização de 6 animais que morreram de acidente nas rodovias da região ou causas naturais.

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

terça-feira, 8 de junho de 2010

CIMA participa de 1ª Gincana Ambiental, Curso de Taxidermia e Semana de Ciências Biológicas

Aconteceu na última quarta-feira a 1ª Gincana Ambiental "AMBIENTação", realizada no Mocambo, com organização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde tiveram o apoio e participação do CIMA.

Para ver as fotos CLIQUE AQUI


O CIMA participou também da abertura da Semana de Ciências Biológicas que exporam os animais taxidermizados do CIMA.

Para ver as fotos CLIQUE AQUI


Participou ainda da taxidermia de um lobo guará, ministrado pelo Sd. Emiliano.

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

Troféu CIMA 2010

A Presidenta do Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA), Lumena Teixeira de Araújo convida a todos para a cerimônia de entrega do Troféu e Medalha CIMA.

Será uma noite de homenagens para personalidades que se destacaram com um trabalho em prol do meio ambiente em 2010 e que foram indicados pelos membros conselheiros do CIMA.

Agraciados com o Troféu:
Braz Alves - Ophicina de Modelos
César Pereira Caixeta - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Consuelo Nepomuceno - Grupo TUPAM
Sub-Tenente Hamilton José Leal - 10ª Cia PM Ind MAT
Joaquim Amaral - Fotógrafo
José Humberto Alves - CIMA
Luiza de Araújo e Silva - Eng. Agrônoma ADICER
Maurício José Ferreira - Promotoria de Justiça
Norma Aparecida Borges Bittar - Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do UNIPAM
Wilson José da Silva - Codema

Agraciados com a Medalha:
Altamir Aparecido Botelho - Maçonaria
Emerson Rafael Cunha Gontijo - Ordem Demolay
Esio Nogueira de Menezes - Folha Patense
Pe. Frei Evandro Moreira de Melo - 053º Grupo Escoteiro São Francisco
Lúcia de Donato - Artista Plástica
Maurício Rocha - NTV
Michelle Cardoso Balbino - Advogada
Raquel Valinhas e Valinhas - Bióloga

Homenagens especiais:
Dr. Manoel Luiz Ferreira de Andrade - Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente
Major Roberto Carlos de Campos - Comandante da 10ª Cia PM Ind MAT


Dia: 15 de junho de 2010
Local: Teatro Municipal Leão de Formosa
Horário: 19 horas

terça-feira, 1 de junho de 2010

1ª Gincana Ambiental AMBIENTação acontece amanhã

Amanhã (02), a Prefeitura Municipal promoverá um dos eventos que compõem a programação oficial de comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente.

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado, anualmente, em 05 de Junho, nossa cidade terá sua primeira Gincana Ambiental: a AMBIENTação. O projeto é promovido pela Prefeitura de Patos de Minas, através da Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O CIMA participará como parceiro nessa atividade, que terá início com uma caminhada ecológica, a partir das 08 horas, saindo do Coreto até o Parque Municipal do Mocambo, onde acontecerá a Gincana Ambiental.

O Estande do CIMA terá a parceria da 10ª Cia PM Ind MAT, SOS Paranaíba, AMAPAR e da ADICER - Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado, que estarão dando informações sobre meio ambiente e farão a exposição de animais taxidermizados.

Participem!


Para maiores informações: http://www.patosdeminas.mg.gov.br/

terça-feira, 25 de maio de 2010

1º Desfile "Preservar é show" foi um sucesso!

Ontem (26), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o CIMA juntamente com seus Parceiros, realizaram o 1º desfile "Preservar é show" que foi sucesso absoluto com a presença do ator global Klebber Toledo.

O Desfile teve como objetivo despertar as pessoas para que façam a sua parte em prol do meio ambiente. Vários parceiros participaram com roupas que utilizavam material reciclável e natural.

Agradecemos imensamente o apoio de todos, cada um em especial.

Para ver as fotos CLIQUE AQUI.

É hoje o 1º desfile "Preservar é show"

Hoje acontecerá após a eleição da Rainha do Milho, na Fazendinha Adão Marins, o 1º desfile "Preservar é show", com participação especial do ator global Klebber Toledo.

Esse desfile levanta a importância da preservação ambiental.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico juntamente com o CIMA e Parceiros, convidam a todos para participarem e agradece o apoio do Braz Alves coordenando a Ophicina de Modelos.


Veja as fotos da equipe do CIMA com o Klebber Toledo AQUI

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Stand de Educação Ambiental Integrada da Fenamilho 2010 inaugura hoje

O Stand de Educação Ambiental Integrada da Fenamilho será inaugurado hoje.
O CIMA - Conselho Integrado do Meio Ambiente, o CODEMA - Conselho de Meio Ambiente de Patos de Minas, a SOS Paranaíba e a ADICER - Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado estarão a disposição para sanar dúvidas e dar informações sobre proteção ambiental.
Na terça-feira, dia 25, terá o 1º Desfile Ambiental promovido pelos parceiros do Stand e Ophicina de Modelos, coordenado por Braz Alves. Será após a eleição da Rainha Nacional do Milho, com a presença ilustre do Ator Global Kléber Toledo.
O Stand funcionará após as 18 horas, na Fazendinha Adão Marins.

Participem!

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia das Mães!

Mãe,

Não só hoje, mas todos os dias
Penso em ti com meu carinho
Ao ver-me forte cheio de vida
Devo a ti que me guiaste.

Deu-me a vida
Ensinou-me a vivê-la
Dos problemas resolvê-los
Dos medos me deste as mãos
Fazendo calmo meu coração.

Muitas vezes
Não só Mãe foste pra mim
Pai, amigo, irmão, companheira das brincadeiras.

Sempre davas um jeitinho
De poder me acompanhar.
Segurou as minhas mãos
Me mostrando o caminho a seguir

Hoje sei como sofreste
Quando enfim soltou-me as mãos
Para que eu seguisse em frente.

Hoje sei
Que aplaude meus sucessos
Se entristece com meu pranto
Sei também que sempre estás
Braços abertos a me esperar.

Quero hoje minha
Mãe Te dizer de coração
Peço a Deus que te abençoe
Sempre em minha oração

E te abraço hoje e sempre
Com muito Amor e Gratidão.


O CIMA deseja a todas as mamães um dia muito especial e cheio de amor!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Reunião sobre Semana do Meio Ambiente 2010

Hoje (23), foi realizada na Prefeitura, uma reunião para decidir a programação das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Várias instituições em parceria se reunirão este ano, para unificar os trabalhos e campanhas realizados em comemoração deste dia.

As Instituições que já estão participando deste projeto são: CIMA, 10ª Cia PM Ind MAT, Promotoria de Justiça, Superintendência de Ensino, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Educação, Secretaria de Vigilância Sanitária, CDL, FIEMG, Copasa, ADICER.

A programação do mês de junho terá palestras educativas ambientais do CIMA, Polícia Militar Ambiental e Copasa, Seminário promovido pela Promotoria de Justiça, Troféu CIMA, apresentação de Teatro do Grupo Contadores de História da Copasa, caminhada ecológica, gincana para as escolas estaduais e municipais no Parque Mocambo, Coleta intinerante de embalagens de agrotóxicos, distribuição de mudas, campanhas educativas, e muito mais!

Preparem-se que junho será um mês repleto de atividades voltadas para a proteção da natureza e todos estão convidados.

Fotos

Reunião CODEMA - abril

Na reunião do CODEMA deste mês, realizada no dia 14 de abril, foram discutidos assuntos como: intervenção na Av. JK, Centro de Educação Ambiental e Fundo de Meio Ambiente municipal.

Obras na JK: o DNIT irá fazer "agulhas" para melhorar o trânsito. Cerca de 200 plantas serão desmatadas, em contrapartida terão que plantar 2 mudas para cada planta desmatada, onde terão despesas só com a mão de obra desse plantio. As mudas serão doadas pelo IEF.

Centro de Educação Ambiental: visa a centralização do CIMA, SOS Paranaíba e CODEMA no parque do Mocambo. Permitirá um fácil acesso da população para tratarem de questões ambientais, entre outras vantagens.

Fundo de Meio Ambiente municipal: reverte recursos para o município tratar das questões ambientais.

DENGUE: FAÇA O REPELENTE DOS PESCADOR...

DENGUE: FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
 
1/2 litro de álcool;- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);- 1 vidro de óleo de nenê (100ml)

Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;

Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila,  erva-doce, aloe vera).

Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.

O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação. A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti!

Ministro Brasileiro de Educação nos Estados Unidos sobre a Amazônia

Ministro Brasileiro de Educação esteve nos Estados Unidos e comentou sobre a internacionalização da Amazônia.

Para ler, CLIQUE AQUI

Sugestão: Michelle Cardoso Balbino - Advogada e membro conselheira do CIMA

O Plástico na reciclagem energética

Derivado do petróleo, o plástico possui um alto poder calorífico e, por isso, é considerado, por especialistas, um componente importante no processo de reciclagem energética. A alternativa, no entanto, é aconselhada para os resíduos não-recicláveis. Quando o assunto são os materiais que podem ser reciclados - e, inclusive, as sacolinhas plásticas - a boa e velha reciclagem mecânica é a melhor opção.

Para ler, CLIQUE AQUI

Sugestão: Michelle Cardoso Balbino - Advogada e membro conselheira do CIMA

Curiosidade: Prêmio "Best of Green 2010"

O site Tree Hugger anunciou nesta semana os vencedores do prêmio “Best of Green 2010″. Os vencedores foram escolhidos por votação direta dos leitores. Realizado pela terceira vez, o prêmio celebra as inovações e atitudes em prol do meio ambiente nas categorias indústria, economia, ciência, cultura e celebridade, saúde, transporte, energia e moda.
Abaixo, apresentamos os vencedores entre as celebridades.


Melhor filme: Avatar
O trabalho de James Cameron levou o prêmio por aliar alta tecnologia e uma forte mensagem ecológica. A combinação deu certo: Avatar bateu recorde de bilheteria em apenas 3 meses de exibição em todo o mundo.
Melhor Atleta: Mac Danzig
O atleta de luta livre parou de comer proteína animal há 10 anos por conta de uma alergia. Hoje, Danzig é um vegan convicto e credita à alimentação saudável seu controle de peso.
Melhor Evento: Hope for Haiti Celebrity Phone Bank
Vários artistas se mobilizaram para angariar fundos para o Haiti, país assolado por um severo terremoto no início do ano. Para incentivar as doações, os próprios famosos se encarregaram de atender às ligações do evento.
Melhor celebridade-ativista: Leonardo Di Caprio
Dono de reservas florestais no Caribe, diretor de ONGs em defesa do meio ambiente, se locomove em aviões de carreira (dispensa jatinhos beberrões) e de bicicleta (deixando o carro em casa)… por essas e por outras o astro levou o troféu de celebridade verde.
Melhor cantor: Thom Yorke
O líder do Radiohead se engajou em campanhas pró-veganismo (o vegetarianismo radical) e de práticas de comércio justo, além de se credenciar como repórter durante a COP 15 em Copenhagen, no ano passado.

Sugestão: Michelle Cardoso Balbino - Advogada e membro conselheira do CIMA

A agricultura está assistindo a banda dos serviços ambientais passar...

O agricultor foi o primeiro ecologista do mundo. Foi pela capacidade de estudar as estações, o comportamento das plantas, o período de frutificação e os processos para cultivar as sementes e depois retirar seu sustento delas, que o agricultor tornou os seres humanos capazes do sedentarismo. Foi pela mágica de entender o ecossistema, que o agricultor deu a humanidade a oportunidade de se agregar nas cidades, e deixar de ter de migrar e lutar para sobreviver coletando o que encontrava pelo caminho. Esquecido disso, hoje o agricultor é considerado o grande vilão dos ecossistemas - nada poderia ser mais equivocado.

Para ler, CLIQUE AQUI

Sugestão: José Maria Resende - Contador CIMA

CIMA participa do Sábado da Saúde do Lions em Areado

O CIMA participou no dia 18 de abril do Sábado da Saúde do Lions em Areado.

O evento é promovido pelo Lions nas comunidades da região de Patos de Minas, para fornecer palestras e campanhas educativas, entre outros. Onde o CIMA através da membro conselheira Michelle Cardoso, juntamente com a 10ª Cia PM Ind MAT através do Cabo Pinheiro e Soldado Emiliano fizeram uma palestra ambiental e mostraram alguns animais taxidermizados.

Parabéns a toda equipe!

Para ver as fotos CLIQUE AQUI

Resolução CONAMA n. 422 - Diretrizes para campanhas de educação ambiental

Resolução CONAMA n. 422, de 23 de março de 2010.


Estabelece diretrizes para as campanhas, ações e projetos de Educação Ambiental, conforme lei n° 9795, de 27 de abril de 1999, e dá outras providências.

Para ver mais, CLIQUE AQUI

Sugestão: Michelle Cardoso Balbino - Advogada e membro conselheira do CIMA

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Aniversariantes de Fevereiro

Parabenizamos hoje o membro conselheiro Takao que está fazendo aniversário e também os parabéns atrasado para o membro conselheiro Nelson.

Muitas alegrias e sucesso!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Aniversariantes de Março

15/03: Major Campos
15/03: Sargento Osmar
15/03: Sargento Vidal
21/03: Soldado Alexandre
28/03: Luiza de Araújo e Silva

Parabéns a todos!

1ª Reunião do CIMA de 2010



O CIMA realizou nessa última quinta-feira (25) a primeira reunião de 2010, que contou com lideranças de Patos de Minas, como Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, FIEMG, Demolays, entre outros.
Aproveitaram para firmar a parceria com estas entidades e falaram sobre os projetos para este ano.
A presidenta Lumena Teixeira de Araújo convida toda população para participar das reuniões do CIMA que serão todas as segundas terças-feiras do mês, às 18 horas na 10ª Cia PM Ind MAT (em frente ao Posto Cometa).

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CIMA participa da Inauguração da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente

Ontem (23) o CIMA, o Ministério Público e a 10ª Cia PM Ind MAT participaram da Inauguração da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paracatu e Urucuia.

O evento contou com diversas autoridades do setor onde citaram a importância da Coordenadoria para Patos de Minas e região.

Parabenizamos o Dr. Mauro Ellovitch e desejamos sucesso. Desde já o CIMA coloca-se a disposição para ajudar a defender o meio ambiente.

CIMA participa da comitiva de recepção do Governador e Vice-Governador



Nesta quarta-feira (24) o CIMA e diversas entidades estiveram presentes na visita do Governador Aécio Neves e do Vice-governador Antônio Augusto Anastasia.

Aécio Neves anunciou obras na nossa região, dentre elas, a construção de Estação de Tratamento de Esgoto em Patos de Minas e a ampliação da Policlínica do CISALP em Lagoa Formosa. A obra da Av. Fátima Porto ainda não foi autorizada.

Uma das obras é referente a implantação do sistema de tratamento de esgoto de Patos de Minas, com recursos da ordem de R$ 46 milhões. Os investimentos serão para a construção da estação de tratamento e de seis unidades de bombeamento de esgoto. Durante a solenidade, o presidente da Copasa, Ricardo Simões informou que serão 30 quilômetros de novas redes coletoras e 37 mil metros de interceptores e emissários.

Aécio Neves e Anastasia promoveram ainda a entrega de chave de novos equipamentos (retroescavadeira e motoniveladora) ao presidente da AMAPAR , José Ricardo de Melo, também, prefeito de Cruzeiro da Fortaleza, que estarão disponíveis para os municipios associados.

O governador assinou também, autorização para liberação de R$ 250 mil para a construção do segundo andar do prédio da Policlínica do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba, com sede em Lagoa Formosa. Anunciou ainda a celebração de convênio de cooperação mútua e de parceria com a Cohab MG para a construção de 80 casas em Patos de Minas, através do Programa Lares Geraes.

A prefeita Beia Savassi agradeceu ao governador a liberação dos recursos e das obras, reconhecendo a importância delas para o desenvolvimento e a qualidade de vida da população. Aproveitou a oportunidade para reivindicar a construção de um grande Conservatório Municipal, em uma das quadras do Parque do Mocambo.


Fonte: Patos Notícias

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Designer cria cadeirão de bebê feito com papelão reciclado


Quando se trata de comprar equipamentos para bebê, os pais de primeira viagem ficam atônitos com a quantidade e as especificações de produtos. Para aqueles que buscam produtos sustentáveis, já existe uma opção de cadeirão feita com papel 100% reciclável. E que pode ser desmontada em 90 segundos e levada em qualquer viagem, sem ocupar muito espaço.

A cadeira Belkiz Feedaway acomoda bem crianças de até 20 meses (ou pesando até 20kg). O kit dobrado pesa menos de dois quilos e leva uma pintura não tóxica que pode ser facilmente limpa com um pano úmido. O produto cabe, inclusive, dentro de uma mala e pode ser levada até em restaurantes que não contam com um assento mais elevado para os pequerruchos, já que vem com alça para o transporte.

Criado pela designer australiana Betul Madakbas, o cadeirão foi uma ideia que veio após acompanhar as dificuldades de sua amiga toda vez que vinha visitá-la com a filha. “Era triste ver minha melhor amiga carregando praticamente a casa inteira nas costas quando ela vinha me ver, já que eu não tinha uma cadeira apropriada para minha afilhada”, contou ao jornal britânico “The Daily Mail”. “Eu criei então um objeto que pudesse ser útil a um custo baixo, além de reciclável – o que é ideal para um período curto de tempo."

A designer lembra que a cadeira não foi desenhada para uso permanente, mas como é resistente, agüenta até 30 operações de montagem-desmontagem.

No momento, Betul Madakbas está negociando com outras empresas a possibilidade de vender a Feedaway em todo o mundo. “É muito fácil enviar o produto, mas prefiro manter a produção na Austrália para controlar a qualidade”.

O preço da cadeira reciclável é US$ 36, o equivalente a R$ 66.

Fonte: Época NEGÓCIOS Online

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Minc diz que desmatamento na Amazônia está controlado

"Pela primeira vez o desmatamento na Amazônia está controlado. Nós não vamos voltar aos índices de destruição anteriores", disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ao destacar que o trabalho articulado dos ministérios do Meio Ambiente e da Justiça foi o responsável pela antecipação em cinco anos da meta de redução continuada do desmatamento na Amazônia que o Brasil enviou para o Organização das Nações Unidas.

O ministro do Meio Ambiente, juntamente com o ministro da Justiça, Tarso Genro, assinaram, nesta terça-feira (9/2), proposta de projeto de lei que cria o Fundo de Proteção Ambiental e a Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia). O ministro Carlos Minc anunciou ainda que a Comissão vai trabalhar para a queda do desmatamento nos biomas Cerrado e Caatinga, além da Amazônia.

O ministro da Justiça ressaltou que a Ciccia teve um impulso vital do presidente Lula e o apoio de todos os servidores envolvidos. "Trabalho interministerial no Brasil é muito difícil, mas, agora, nossas políticas são o braço armado do bem verde", explicou Tarso Genro. A comissão une esforços do Ibama, Instituto Chico Mendes, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência e Sistema de Proteção da Amazônia de forma continuada.

"A integração cria um todo que é maior que a soma das partes", explicou Carlos Minc, ressaltando ainda que o Brasil e o presidente Lula tiveram participação destacada na reunião de Copenhagen, em grande parte, pelo trabalho da Ciccia que foi fundamental para as sucessivas quedas da taxa de desmatamento na Amazônia.

O projeto de lei que será enviado ao Congresso vai formalizar o Fundo de Proteção Ambiental e criar fontes fixas de financiamento para equipar e estruturar os órgãos de segurança pública e de fiscalização. Ao entrar em vigor, a lei vai revogar a portaria que instituiu a Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia). A Comissão, criada pela lei, terá condições de dar continuidade ao trabalho de articulação entre diversos ministérios e de compartilhamento de banco de dados.


Em: 10/02/2010 às 07:55h por Ministério do Meio Ambiente
Sugestão: Michelle Cardoso

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cobrança pelo uso de recursos hídricos começou em janeiro em MG

A partir de janeiro de 2010, mais de 2.500 usuários de água no Estado passarão a contribuir com o pagamento pelo uso dos recursos hídricos. A medida se iniciará pelas bacias dos rios das Velhas, na região Central, Araguari, no Triângulo Mineiro, e Piracicaba e Jaguari, no Sul de Minas. A decisão pela implementação da cobrança foi dos comitês das respectivas bacias, que têm entre os conselheiros representantes de usuários de água, de instituições da sociedade civil e de poderes públicos, municipal e estadual.

“A cobrança vai incidir apenas sobre os usos outorgáveis como as captações, derivações e extrações, em grandes quantidades, das águas de rios, lagos e poços, praticados, por exemplo, pelas empresas de saneamento, indústrias e irrigantes”, explica a diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Luiza de Marillac Camargos. Os usos outorgáveis são aqueles considerados significantes nessas bacias, ou seja, as captações de águas superficiais acima de um litro de água por segundo e as captações de águas subterrâneas acima de 10 metros cúbicos por dia.

O boleto da cobrança será emitido pela Secretaria de Estado de Fazenda e encaminhado para os endereços que constam nos processos de outorga de direito de uso da água do Estado. “Equipes de cadastradores já estão percorrendo as três bacias hidrográficas para atualizar os dados dos usuários e usos outorgados pelo IGAM”, acrescenta Luiza de Marillac. Os usuários também podem procurar o Instituto para alterar dados ou retificarem os valores de captação de água informados nos processos de outorga, evitando, assim, o pagamento de um valor maior que o efetivamente utilizado.

Luiza de Marillac informa, ainda, que o agente financeiro responsável pela análise, contratação e gerenciamento das operações financeiras a serem realizadas com os recursos arrecadados da Cobrança será o Banco do Brasil, como determina a Deliberação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), número 215, de 15 de dezembro de 2009. A Deliberação determina ainda que as Entidades Equiparadas a Agência de Bacia Hidrográfica dos respectivos comitês atuem como agente técnica. Elas terão a atribuição de analisar projetos, obras, programas e estudos que pretendam obter apoio financeiro dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água.

Na íntegra: http://www.igam.mg.gov.br/banco-de-noticias/1-ultimas-noticias/910-cobranca-pelo-uso-de-recursos-hidricos-comeca-em-janeiro-em-minas-gerais

Sugestão: Michelle Cardoso

Casacos de pele são doados para aquecer animais selvagens em reabilitação nos EUA

Para os que pretendem se livrar de casacos de pele cheios de sofrimento, a Humane Society dos EUA tem uma boa sugestão: colocá-las nas costas de outros animais.
As roupas de pele doadas para o programa “Cubs” auxiliam animais selvagens órfãos, feridos ou doentes que foram resgatados e precisam de cobertores para se manterem aquecidos. Em 2009, 2.687 peles foram recolhidas pela iniciativa.
“Usamos as roupas de pele como caminhas para acomodar os animais e reduzir o estresse”, disse Michael Markarian, o chefe responsável de operações. “As peças substituem a mãe dos animais, mantendo-os confortáveis.”
As roupas são encaminhadas para centros de reabilitação de vida selvagem que acolhem filhotes de gambás, esquilos, coiotes e outros animais.
Markarian revelou que a maioria dos casacos é doada por pessoas que descobriram os horrores das peles, incluindo as condições desumanas de confinamento, exploração e morte torturante dos animais em fazendas de peles.”É uma maneira bondosa de devolver a pele aos animais”, comentou.
“É uma forma marcante e generosa de dar um bom fim a algo que começou de forma trágica.Conheço muitos jovens envolvidos no projeto,” disse Sherry Schlueter, diretora do Centro de Vida Selvagem da Flórida.
As peles sempre são bem-vindas, mas são especialmente necessárias nos invernos rigorosos que têm ocorrido recentemente.

Fonte: www.anda.jor.br
Sugestão: Michelle Cardoso